SETI é aceita como signatária do Pacto Global da ONU 10/11/2020 - 14:20
A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) foi aceita como signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Agora, a Seti faz parte de um seleto grupo de organizações governamentais e empresas que buscam estimular os princípios universais da Água e Saneamento; Alimentos e Agricultura; Energia e Clima; Direitos Humanos e Trabalho; Anticorrupção; Engajamento e Comunicação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“A entrada da Seti como signatária do Pacto Global é fruto do reconhecimento internacional das ações realizadas em conjunto com as Universidades Estaduais do Paraná para consolidar a implementação da Agenda 2030 no Estado”, destacou o superintendente da Seti, Aldo Bona.
Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030, que tem como principal pilar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com 14 mil membros em 70 redes locais, que abrangem 160 países.
Para o coordenador de Relações Internacionais da Seti, Luis Mascarenhas os órgãos que integram a iniciativa assumem a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade. “Estamos articulando ações para estimular o ecossistema de ciência e tecnologia das universidades estaduais com o objetivo de contribuir para o bem estar social”.
ODS – Desde 2019, a Seti tem dialogado com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) para construir ações em conjunto que valorizem a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas universidades estaduais do Paraná.
No programa Universidade Sem Fronteiras, financiado pela Seti por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF) são desenvolvidas ações, coordenadas pelas Universidades Estaduais, nas áreas prioritárias de educação; promoção à saúde; agricultura familiar e agroecologia; inovação e diversidade cultural; inclusão e direitos sociais. O programa atende 361 municípios, beneficiando cerca 7 mil pessoas no Estado.