Rodada de Negócios atrai pequenas e grandes empresas no 3º Encontro de Ciência e Tecnologia 09/10/2009 - 15:17

Uma iniciativa da Seti/Reparte/Sebrae, a rodada é uma forma de estimular o desenvolvimento empresarial
Uma das atividades do 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com o apoio da Universidade Estadual de Maringá (UEM), é a Rodada de Negócios Seti/Reparte/Sebrae. O objetivo é contribuir para a geração de negócios e parcerias entre as empresas participantes para estimular o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Paraná.
A organização da Rodada de Negócios é uma iniciativa da Seti, da Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Reparte) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Fundação Araucária. Essa é uma parceria estratégica com o objetivo de reunir competências, conhecimentos e recursos para promover a geração de novos negócios, abertura de mercado, emprego e renda. A finalidade é criar novos canais de diálogo para fomentar a cooperação e a transferência de conhecimentos entre universidades e empresas.
“Esta iniciativa é uma forma de propiciar uma aproximação entre empresas maiores e empresas menores. Ela permite a troca de experiências e conhecimentos, abre oportunidades de cooperação entre pesquisadores e empresários, nacionais e internacionais, para o desenvolvimento de novos negócios”, afirmou a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
De acordo com o presidente da Reparte, Márcio Giacometti, a aproximação entre grandes e pequenas empresas presentes no evento é muito importante, principalmente para as empresas incubadas, que estão começando seus empreendimentos e precisam de apoio, suporte e parcerias.
“Enquanto existem empresas incubadas atuando em ambientes como as universidades, desenvolvendo produtos e processos inovadores, existe uma transferência de tecnologia para o mercado, o que é importantíssimo para o desenvolvimento do estado”, afirmou Giacometti.
Neste ano, foram inscritas onze empresas âncoras e mais de 50 empresas fornecedoras, abrangendo os setores de alimentos, ambiental, design, saúde, indústria, tecnologia da informação, têxtil, metal, mecânico, eletrônico e químico. A rodada contou com a presença de grandes empresas como a Cooperativa Agroindustrial (Cocamar), empresa do segmento de processamento de alimentos e que possui o maior Parque Industrial do Brasil; a Furukawa, empresa que atua nas áreas de Tecnologia da Informação,  Telecomunicações, Eletrônica, Sistemas Automotivos, Energia, Metais e Serviços, estando presente na América do Norte, África, Ásia, Europa e América Latina. Também esteve presente a empresa nacional Britânia, fundada em Curitiba e atuando há mais de 50 anos na produção e comercialização de móveis metálicos e eletrodomésticos.