RipaSul realiza I Oficina de Inovações Tecnológicas 09/08/2010 - 17:50

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, participou nesta segunda-feira (09) da abertura da I Oficina de Trabalho para o Avanço nas Inovações Tecnológicas no Processamento e Industrialização do Leite na Região Sul do Brasil.
O evento, que é promovido pela Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RipaSul), vinculada à Seti, tem por objetivo estabelecer prioridades das empresas do setor e produzir um portfólio de projetos que servirão de referência para órgãos financiadores com recursos não reembolsáveis e reembolsáveis.
De acordo com o secretário, na década de 90 as possibilidades de tecnologia e inovação não existiam e as chances de desenvolvimento da atividade ficavam sob responsabilidade de um comércio adverso. Ele explicou ainda que, em 2003, o programa Leite das Crianças foi implantado no estado com o intuito de nutrir famílias e dar qualidade ao leite. “O Paraná é o segundo maior produtor e espera-se um crescimento ainda maior nos próximos meses”, afirmou.
Ele ressaltou que para cumprir a meta almejada é preciso que o programa se estenda por todo o Brasil. “Se entregamos o leite de graça aqui, é necessário um programa de vida que possa atingir quem mais necessite de desenvolvimento qualificado”, explicou.
O secretário também lembrou que o Paraná avançou com a elaboração da lei de inovação, que pretende amparar a questão do leite. “Não se trata apenas da inovação de metalúrgicas ou mecânicas, mas também, da indústria de alimentos”, disse.
Além dos 30 representantes da indústria do leite, pesquisadores, convidados de instituições e lideranças paranaenses também participaram do encontro, que acontece até a próxima quarta-feira, (11).