Reunião da Unitinerante resulta em propostas de formação de parlamentos locais na região dos Campos Gerais do Paraná 21/08/2019 - 09:12

Na ultima sexta-feira (16) a Casa Latino-americana (CASLA) em conjunto com a Prefeitura Municipal de Rebouças promoveram a Terceira Reunião do Parlamento Unitinerante - Parlamento da Universidade Itinerante dos Direitos Humanos, da Natureza, pela Paz e Bem Viver, que ocorreu no âmbito do Evento Pré-Cepial 2019, intitulado "Por um Novo Parlamento: diálogos entre comunidades, universidades e agentes públicos”.

O ambiente democrático vivido no Município de Rebouças por conta da instalação dos quatro eventos de cunho social (o Pré-Cepial 2019, o 2º Encontro do Meio Ambiente, 17° Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade, e o 2º Seminário Regional Sobre Alimentação Saudável e Consumo Consciente), influenciou o diálogo entre as 23 instituições regionais na Reunião da Unitinerante, que tratou de estabelecer estratégias para a constituição de Parlamentos Unitinerantes Locais.

Os Parlamentos Unitinerantes configuram-se como instâncias consultivo-deliberativas do projeto, formadas por Representantes de Comunidades, Universidades, Agentes Públicos e Organizações sociais, que buscam viabilizar projetos de desenvolvimento local de comunidades rurais e urbanas em situação de risco e insegurança socioambientais.

A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI-PR), apoiadora do Projeto Unitinerante, foi representada pelos Professores, Dr. Marcos Pelegrina (UNICENTRO) e Prof. Dr. Nicolas Floriani (UEPG); o Instituto Ambiental do Paraná, pela Dra. Margit Hauer e o Dr. Francisco Adyr Giberto Filho; representando a Superintendência Geral de Diálogos e Interação Social (SUDIS), a Sra. Elizete Bacil.

A reitoria da UEPG, as Pró-reitorias de Extensão e Cultura da UNIOESTE e da UNESPAR, os Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEPG), em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC-UNICENTRO) e Desenvolvimento e Meio Ambiente (MADE-UFPR), a Incubadora de Empreendimentos Solidários (UEPG) fizeram-se presentes na Reunião.

Diversas organizações sociais participaram igualmente do encontro: IEEP, MASA, CASLA, ASAECO, CEDERVA, assim como as Comunidades faxinalenses de Sete Saltos de Baixo (Ponta Grossa)e de Marmeleiro de Baixo (Rebouças), bem como a comunidade remanescente de quilombolas do Palmital dos Pretos (Ponta Grossa) foram representadas.

Da parte do Poder Público Municipal, participaram da reunião o Prefeito de Rebouças, Sr.Luiz Everaldo Zak, o Prefeito de Imbituva, Sr. Bertolodo Rover, que elogiaram a iniciativa e acenaram positivamente para o Projeto Unitinerante, destacando representantes diretos para a constituição dos Parlamentos Locais.

A Secretária Municipal de Ação Social de Irati, Sra. Siebel Dietrich, e o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rebouças, Sr. Laércio Antonio Cipriano, mostraram-se solidários à propostas de constituição de Parlamentos Unitinerantes nas suas respectivas cidades. A historiadora imbituvense e doutoranda em geografia da UEPG, Sra. Cleusi Bobato, foi destacada pelo prefeito de Imbituva como representante do poder público municipal no Parlamento local de Imbituva.

A reunião resultou na proposta de formação dos quatro primeiros Parlamentos Unitinerantes Locais do projeto: o Parlamento Unitinerante do Município de Imbituva e o Parlamento Unitinerante do Município de Rebouças, o Parlamento Unitinerante Local do Município de Irati, o Parlamento Unitinerante Local do Município de Ponta Grossa, formando o Parlamento Unitinerante Regional dos Campos Gerais.

Estas instâncias locais debaterão temáticas relativas ao tema "Bem Viver, Saúde e Desenvolvimento Local", buscando, por meio de metodologias inter e transdisciplinares realizar diagnósticos e planos de ações participativos, a fim de trazer alternativas e soluções conjuntas às comunidades representadas.

No dia 13 de setembro de 2019, ficou acordada a primeira reunião do Parlamento Unitinerante Local de Ponta Grossa, onde se reunirão a Associação Solidária de Agroecologia de Ponta Grossa (ASAECO), representantes da Comunidade Quilombola do Palmital dos Pretos e Faxinalense Sete Saltos de Baixo, a Casa Latino Americana, a Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL-UEPG), o Grupo de Pesquisa e Extensão Interconexões (CNPq-UEPG), o Programa de Pós-Graduação em Geografia (UEPG), representantes dos departamentos das áreas de Saúde, Ciências Sociais e Jurídicas da UEPG, bem como Ministério Público do Paraná, IAP e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.