Requião inaugura obras de ampliação da Universidade Estadual de Maringá 08/10/2009 - 12:00

O governador Roberto Requião inaugurou, na tarde desta quarta-feira (7), seis novos blocos didático-administrativos no campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foram investidos mais de R$ 12 milhões na construção dos prédios que contam com laboratórios, auditórios e salas de aulas. A solenidade de marcou, ainda, o lançamento oficial do sistema de internet sem fio que funcionará na instituição e a entrega de 1.600 computadores, três caminhões e quatro carros.
“No Paraná, estamos consolidando uma política universitária. Criamos o plano de cargos e salários, ampliamos e melhoramos os espaços físicos. Investimos nas instituições de pesquisa e extensão, como o Tecpar e a Mineropar, por exemplo”, destacou Requião.
“Nos últimos anos, destinamos entre R$ 800 e R$ 900 milhões do Fundo Estadual de Ciencia e Tecnologia para nossas universidades públicas. Não admitiremos retrocessos neste sentido”, destacou.
De acordo com a secretária de Ciência Técnologia e Ensino Superior, Lygia Pulpato, os avanços recentes em educação superior são comprovados pelos resultados e destaques obtidos pelas instituições públicas paranaenses no cenário nacional.
“Nossas universidades foram abandonadas por mais de 10 anos, por políticas neoliberais que não permitiam contratações, salários dignos e qualificação profissional. Qualquer pessoa que conheceu uma delas antes de 2002 vai perceber as diferenças e melhorias dos dias de hoje”, comparou ela.
Para o secretário de Planejamento, Ênio Verri, que foi aluno e professor na UEM, a política de investimentos do Governo do Estado é inédita na história do Paraná. “Nunca se destinou tantos recursos para obras, equipamentos e capacitação de funcionários”, disse.
O uso do Fundo Estadual de Ciencia e Tecnologia também permitiu maiores investimentos em projetos científicos importantes para a sociedade da Região, segundo o reitor da Universidade, Décio Sperandio. “Este dinheiro garante o financiamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Aumentamos a cooperação técnica e científica com os municípios vizinhos, empresas e outras instituições”, ressaltou.
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, dissea que a UEM é a maior organização da cidade, com o maior orçamento e grande população. “São mais de 30 mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários. O importante, porém, é que não temos apenas uma grande universidade, temos uma boa instituição e muito orgulho”, afirmou.
PRESENÇAS - Também estavam presentes o secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira; o presidente da Câmara dos Vereadores de Maringá, Mario Hossokawa; o vice-reitor da UEM, Mario Luiz Neves de Azevedo; o coordenador do Diretório Central Estudantil, Caetano Eduardo Roma; e o padre Onivaldo Robes.
Alunos da Universidade entregaram uma carta ao governador Roberto Requião com reivindicações da classe estudantil.