Representantes das universidades estaduais e australiana discutem acordos de mobilidade internacional
29/10/2015 - 15:50
Durante a reunião foi feito um balanço da visita de pesquisadores paranaenses a universidades, empresas e centros de pesquisas na Austrália, realizada em setembro, a convite do governo de Victoria. As Assessorias de Relações Internacionais também apresentaram as áreas de excelências das universidades paranaenses.
O cônsul Roger Frankel destacou o interesse de Victoria no fortalecimento das relações com o Paraná e a satisfação com a concretização das metas previstas no Acordo de Cooperação assinado entre os dois estados, em abril de 2015. Comentou também a possibilidade de uma parceria com a Fundação Araucária para a viabilização, ainda em 2016, de uma chamada pública para mobilidade acadêmica de pesquisadores na área de água.
Estiveram presentes os assessores de Relações Internacionais das universidades: Manuel Simões Filho (UEL), Silvana Marques Araújo (UEM), Jaren Raul Garcia (UEPG), Eliane Segatti Rios Registro (UENP), Roberta Canto (UTFPR) e os professores Osnara Maria Mongruel Gomes e Paulo Roberto da Silva.
PLANEJAMENTO – Para finalizar a visita, nesta quinta-feira (29), o representante do governo de Victoria e o assessor de pesquisa da universidade do estado australiano se reuniram com o secretário do Planejamento, Silvio Barros. No encontro, Wanasinghe cumprimentou Barros pela participação do secretário em um evento realizado em fevereiro deste ano pela FIEP. “Sua apresentação foi fantástica e todos ficaram impressionados com a sua visão para a educação”. O secretário ressaltou que as ações de cooperação entre os dois países devem entrar no planejamento estratégico do Estado. “Já passamos da fase de protocolo de intenções, a parceria entre o Paraná e Victoria está resultando em ações concretas”, destacou.