Reitores se reúnem para discutir inclusão digital no ensino superior 20/05/2020 - 16:42

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona se reuniu, nesta quarta-feira (20), com os reitores das Universidades Estaduais para planejar novas estratégias e desenvolver ferramentas que contribuam para a continuidade das atividades pedagógicas nas instituições. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento de atividades remotas de ensino e pesquisa frente à pandemia do novo coronavírus.

Também participaram da reunião membros da Celepar e da Secretaria de Educação e do Esporte. Os dois órgãos foram responsáveis pelo aplicativo “Aula Paraná”, que se consolidou como uma das mais completas plataformas de aulas não presenciais do Brasil.

O modelo é base para as alternativas adotadas em diversos outros estados do País e está ancorada em cinco pilares diferentes, que buscam atender a totalidade dos 1,07 milhão de alunos da rede estadual, meta atingida nos primeiros 40 dias de EaD.

“Respeitando a autonomia das universidades estaduais, nosso objetivo é desenvolver uma parceria com a SEED e Celepar, e assim garantir uma nova ferramenta para o desenvolvimento das atividades não presenciais de ensino e pesquisa”, destacou o superintendente da Seti, Aldo Bona. O sistema estadual de Ensino Superior do Paraná conta atualmente com 95 mil estudantes distribuídos em cursos de graduação e pós-graduação.

AULA PARANÁ - Desde o dia 6 abril, a plataforma funciona na rede estadual de educação, disponibilizando conteúdo didático por meio da transmissão de vídeoaulas em três canais digitais abertos de TV.

Há também o canal Aula Paraná no Youtube, as salas de aulas virtuais no Google Classroom e o aplicativo Aula Paraná, que disponibiliza pacotes gratuitos de 3G e 4G capazes de cobrir 99,7% de todo o estado, segundo a Anatel, e que fornece acesso para todos estes conteúdos digitais.