Reitores participam de missão da Abruem na Hungria 26/06/2018 - 09:42

A missão internacional é organizada pela Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), em conjunto com a Embaixada da Hungria no Brasil. Reitores e diretores de relações internacionais das universidades filiadas à Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), vão conhecer 12 universidades, cinco localizadas em Budapeste e outras sete no interior do país.

A realização da missão internacional foi concretizada em reunião entre o presidente da Abruem, reitor Aldo Nelson Bona, da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste); o secretário executivo da Abruem, Carlos Roberto Ferreira; o embaixador da Hungria no Brasil, Nobert Konkoly; e o adido comercial da Embaixada, Péter Sutyinszki. A comitiva da Abruem chegou na Hungria no domingo (24); e na parte da tarde (17h), participou da reunião de recepção. Nesta segunda, iniciou a agenda de visitas, que prossegue até 6 de julho.

Encontros do Evento
Neste primeiro dia de visitas técnicas, a programação destaca a visita ao Gödöllö Royal Palace; à Szent Isttván University, conduzida por Zsuzsanna Tarr, chefe de unidade responsável pelas relações na instituição. Neste momento, ocorreu o encontro com o dirigente da instituição; visita ao campus, encontro com estudantes, apresentações institucionais e almoço com representantes da universidade. Em seguida, a comitiva brasiliera seguiu para Karoli Gaspar University para o encontro com o reitor Péter Balla; e para a apresentação dos espaços da instituição por Gyula Sümeghy (diretora de relações internacioais); e visita à Faculdade de Ciências Humanas; encontro com Judit Nagy, vice-reitor para relações internacionais; e com a professora de História, Viktória Semsey, chefe do Grupo Latino-Americano de Pesquisa.

A primeira semana na Hungria marca visitas que se voltam para a aproximação entre as universidades brasileiras e húngaras com vistas à internacionalização das instituições. Os encontros se concentram em Budapeste com visitas previstas às universidades de Tecnologia e Economia; Centro Europeia Escola de Negócios de Ciências Aplicadas; de Veterinária, e Semmelweiss. Na segunda metade da missão, os reitores vão percorrer o interior, para conhecer as universidades de Szent Istvan, em Godollo de Miskolc; de Nyiregyhaza, de Sopron; de Karoly Eszterhazy, em Eger; de Dunaujvários; e de Szeged.