Reitores do Paraguai e do Paraná discutem parcerias 21/05/2010 - 17:40

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, participou da I Reunião de Reitores Paraguai/Paraná, realizada em Assunção, no Paraguai, entre os dias 20 e 21 de maio. Lübke foi recebido pelo embaixador do Brasil no Paraguai, Eduardo dos Santos. “Foram abordados temas de relacionamento e cooperação entre o Paraguai e o Paraná. A ideia é ampliarmos essa coparticipação entre essas duas unidades e entidades de Estado”, disse o secretário.
A assessora de Relações Internacionais da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Jackelyne Corrêa Veneza, afirmou que embora o Governo do Paraná já mantenha parceria com a Rede Zicosur (Zona de Integración del Centro Oeste da América del Sur), a reunião serviu para ampliar ainda mais a cooperação com o Paraguai. “A Seti cumpriu o seu objetivo, que era o de apresentar o Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná e estreitar a possibilidade de novas parcerias com aquele país”, disse.
Na Reunião foram discutidas os seguintes temas: programas de Mobilidade Discente e Estudantil, além de formas para fomento; viabilização de bolsas para estudantes do Paraguai e da Argentina; viabilidade de edital da Fundação Araucária voltado ao Mercosul; parcerias com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), entre outros.
O secretário ainda anunciou elaboração de termo de cooperação entre a Seti, o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Conacyt (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai), para desenvolvimento e transferência de tecnologias, e apresentou o Programa Universidade Sem Fronteiras, que despertou grande interesse nos paraguaios.
Também participaram do evento reitores e representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), da Universidade Estadual de Maringá (UEM),da Universidade Estadual de Londrina, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná e também do Paraguai, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Ministério da Educação, Secretaria de Estado de Educação do Paraná, entre outras instituições.