Redecomep é inaugurada em Curitiba e região metropolitana 01/10/2009 - 10:00

Vinculada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Redecomep tem a Seti como uma das instituições consorciadas
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) é uma das 13 consorciadas da Rede Comunitária de Ensino e Pesquisa (Redecomep) da região metropolitana Curitiba. Inaugurada nesta quarta-feira (30), no auditório do Setor de Ciências Aplicadas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a     rede é vinculada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RPN), que é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e executada com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
“Esta iniciativa irá possibilitar que as instituições envolvidas no projeto desenvolvam trabalhos em conjunto. O único custo que as instituições irão ter com a rede será o de manutenção, o que é um grande benefício devido ao baixo custo em relação ao tamanho da rede”, afirmou o presidente da Fundação Araucária, Tarcísio Trindade, que na ocasião representou o Governo do Estado.
O objetivo da rede é equipar as instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas do país, com conexão à internet de alta velocidade, de modo que essas instituições possam contar com equipamentos modernos que disponibilizem transmissão de imagens em alta resolução, videoconferência, telefonia por IP, acesso a bibliotecas digitais, entre outros.
De acordo com diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RPN) Nelson Simões, Curitiba é a 14ª Rede inaugurada e ainda faltam outras 13 de um total 27 redes, que serão inauguradas em todo o Brasil, até a metade de 2010. Ele ainda ressaltou que os resultados tem sido positivos, pois em várias cidades este tipo de iniciativa colocou pela primeira vez algumas instituições em contato com projetos de outras instituições do Brasil e no exterior.
“Nós estamos lançando uma espécie de infra-estrutura para pesquisa, educação e cultura, que vai permitir ao Brasil, nos próximos 20 anos, se equiparar as grandes nações que estão investindo pesado, com a visão de que ciência e tecnologia é o caminho para o desenvolvimento. Isso vai permitir a comunicação das instituições de Curitiba com outras 600 instituições do Brasil e milhares de outras universidades, centros de pesquisa e empresas, que estão fazendo inovação no mundo”, afirmou o diretor geral da RPN.
O diretor do Comitê Gestor da Rede Comunitária de Ensino e Pesquisa da Região metropolitana de Curitiba, Marcos Sunye, ressaltou que a rede permite alavancar uma série de iniciativas de ciência e tecnologia. “Serão 110 quilômetros de fibra ótica interligando várias unidades do governo estadual, da prefeitura e instituições de pesquisa. Por exemplo, projetos de telemedicina e de ensino à distância, poderão fazer uso dessa rede. Outra vantagem é poder compartilhar bibliotecas digitais, distribuindo a cultura digital para a comunidade”, afirmou o diretor.