Rede paranaense vai discutir inovação tecnológica para ampliar agronegócio 25/06/2007 - 15:30

“Inovação Tecnológica para o Crescimento do Agronegócio” será o tema central do IV Pific - Propriedade Intelectual como Fator de Inteligência Competitiva, promovido pela Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual a partir dessa quarta-feira (27), em Curitiba. A coordenação da rede é do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, através da Agência Paranaense de Propriedade Industrial – Appi e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Seti.
O objetivo do seminário é buscar maior integração das instituições envolvidas com a agroindústria e o agronegócio para o desenvolvimento industrial, econômico e social do Paraná, além de apresentar a visão de governo com relação à Propriedade Intelectual no cenário de incentivo a Inovação Tecnológica no Agronegócio.
O encontro também será a ocasião para a apresentação de projetos que evidenciam a importância da Propriedade Intelectual e seu impacto nas principais demandas da produção de bens e serviços associados ao agronegócio.
O seminário será dividido em blocos temáticos, que tratarão de assuntos específicos. No Bloco I, o tema será “Propriedade Intelectual nas Políticas Públicas”. Neste bloco, gestores públicos e órgãos de fomento estarão apresentando a visão de governo com relação à Propriedade Intelectual no cenário de incentivo à Inovação Tecnológica.
Deverão participar como debatedores representantes do meio acadêmico sinalizando os avanços mais relevantes e do meio empresarial indicando como a Propriedade Intelectual impacta na geração de emprego e renda. Completam este bloco convidados de órgãos que apóiam o desenvolvimento econômico e tecnológico.
O Bloco II vai tratar de “Agrociência - Visão de Futuro”, abordando as prioridades para o Agronegócio brasileiro alcançar e manter uma posição de vanguarda no cenário internacional com sustentabilidade ambiental, segurança alimentar e inclusão social.
Está prevista a apresentação de projetos que representam significativo avanço tecnológico, com forte implicação na agregação de valor e/ou geração de emprego e renda pela apropriação de conhecimento novo.
O assunto do Bloco III será a “Agroindústria”. Serão tratados aspectos das demandas e ofertas de conhecimento e de tecnologia nas cadeias produtivas de indústrias de referência no Paraná. As empresas selecionadas são consideradas inovadoras e atuam em áreas prioritárias para o desenvolvimento do Estado do Paraná.
Fechando a programação do seminário, o Bloco IV: “Agroenergia”. Neste bloco estão previstas apresentações de diferentes visões de aspectos específicos da proteção do patrimônio nacional de conhecimento e de tecnologias associadas à geração de energia proveniente da biomassa.
Na seqüência, os debates com convidados selecionados indicarão como a Propriedade Intelectual contribui e como poderá contribuir para a competitividade de produtos e processos tendo como base a agroenergia. 
Clique aqui para fazer sua inscrição
Melhor fazenda do País
O IV Pific será aberto às 18h dessa quarta-feira, com a palestra magna do empresário holandês Franke Dijkstra, administrador daquela que foi considerada a “Melhor Fazenda do Brasil” e que fica em Carambeí, na região dos Campos Gerais, no interior do Paraná. Dijkstra ganhou a “Comenda de Mérito Científico” entregue pelo presidente Lula.
Na sua fazenda, ele tem um sistema de plantio inovador, câmeras de vídeo no curral, biodigestor para evitar a emissão de gás metano na atmosfera e bônus de três salários por ano para seus funcionários. Considerada modelo de eficiência e produtividade no País, foi matéria da Revista anuário Exame de junho de 2007. 

PROGRAMAÇÃO