Rede inter-regional de pesquisas em dengue abre edital 28/10/2009 - 17:30

O edital tem como objetivo angariar propostas para a formação de uma rede de pesquisa em dengue.
Em parceria com as fundações estaduais de amparo à pesquisa, dentre elas a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS/MCT) abrem edital de  seleção de propostas para implantação de uma rede inter-regional e interdisciplinar de pesquisas em dengue.
O edital destina-se à formação de uma Rede de Pesquisa em Dengue, como subprograma Temático do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (PRONEX – Rede Dengue). O Programa de constituição da Rede de Pesquisa em Dengue tem como objetivos impulsionar a pesquisa científica básica e aplicada em dengue, constituir de forma articulada projetos de pesquisa inter-regionais e interdisciplinares, promover o avanço das competências técnico-científicas em dengue, estabelecer ações que contribuam para a difusão e aplicação dos resultados obtidos no sistema de saúde.
O valor global investido é estimado em R$ 22,7 milhões e a data limite para submissão das propostas é até 11 janeiro de 2010, sendo a divulgação dos resultados a partir de 22 de março de 2010. As contratações serão realizadas a partir de 26 de abril de 2010.Outras informações sobre o edital e inscrições podem ser feitas no site http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/073 ou pelo email dengue@cnpq.br.
O incentivo e apoio à formação de Redes de Pesquisa são extremamente eficazes para a indução ao desenvolvimento de uma dada área do conhecimento, bem como para o fortalecimento da capacidade instalada nas instituições de pesquisa. A articulação de uma rede inter-regional e interdisciplinar de Pesquisa em Dengue estimula o intercâmbio entre instituições que concentram competências, o uso otimizado de recursos e o compartilhamento de infraestrutura para a pesquisa.