Rede de jornalismo científico é discutida em Guarapuava 11/11/2008 - 10:31

Jornalistas que atuam na área de ciência, tecnologia e inovação no Paraná estão se propondo a formar uma rede de jornalismo científico. O objetivo é aproximar os profissionais das assessorias de imprensa de universidades, faculdades e institutos de pesquisa, bem como divulgar políticas públicas regionais e promover a pesquisa científica estadual, em todas as áreas do conhecimento.
A rede deverá incluir assessores de imprensa, estudantes e professores de Comunicação Social e demais interessados, integrando-se,  numa segunda fase, à rede nacional de compartilhamento de informações em C, T & I, iniciada em Salvador, em julho deste ano. A proposta foi apresentada em Guarapuava, durante o painel sobre “Popularização da Ciência e Jornalismo Científico”, realizado durante o 2° Encontro de Ciência e Tecnologia, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
Nesse evento, dois jornalistas – Marcelo Leite, da Folha de São Paulo – e Simone Bortoliero, da Universidade Federal da Bahia – falaram sobre o “Resgate da ciência pela cultura, o papel do jornalismo científico”; e “Desafios de uma prática regional de jornalismo científico e popularização da ciência e tecnologia”, respectivamente.
Sobre o lançamento da revista “Sem fronteiras”, a jornalista e professora da Unicamp-SP, Graça Caldas, diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, enviou mensagem sobre “Jornalismo científico e interesse público”.