Receita Federal doa servidores de banco de dados e aplicações para web para o Tecpar 02/02/2010 - 16:00

A Receita Federal de Curitiba doou para o Instituto de Tecnologia o Paraná (Tecpar) cinco servidores de banco de dados e aplicações para web, seis racks e três robôs de backup. Os equipamentos foram recebidos pelo diretor-presidente do Tecpar, Aldair Rizzi, pelo diretor técnico, Bill Jorge Costa, pelo gerente da Divisão de Inspeção, Cláudio Bussato, e pela equipe técnica da Divisão de Gestão de Tecnologia da Informação do instituto.
Segundo Aldair Rizzi, os equipamentos vão auxiliar na ampliação da eficiência dos serviços do instituto, pois permitirão mais agilidade e estabilidade nos serviços, especialmente de internet. “Essa doação foi possível graças aos esforços da secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, da diretoria do instituto e, em especial, pelo contato que temos com a Receita, fruto dos diversos serviços prestados ao órgão, como os do Setor de Inspeção Veicular”.
A entrega dos equipamentos foi feita pelo analista tributário da Receita, Mário Luiz Ferreira do Nascimento, que falou da empregabilidade dos servidores, especialmente em instituições tecnológicas e de ensino, como as universidades estaduais de Londrina, Cascavel e Maringá, que também receberam servidores de dados doados pela Receita Federal. “A receita migrou o sistema para outra tecnologia, que comporta um número maior de dados, e por isso disponibilizou essas máquinas para doação. São equipamentos que auxiliam principalmente instituições que têm um volume grande de dados, que devem ser processados e armazenados\", destacou.
Parte dos equipamentos será usada na automatização do backup dos arquivos da unidade do Juvevê e outra parte substituirá equipamentos utilizados na sede, na CIC. De acordo com a equipe técnica da Divisão de Gestão de Tecnologia da Informação, os equipamentos que trabalharão em conjunto com os 57 servidores já existentes vão acelerar os processos, aumentar a performance do banco de dados e agilizar os serviços de web do Tecpar.Em todas as máquinas serão utilizados softwares livres, o que garantirá uma economia de R$ 25 mil em licenças de sistemas operacionais.