Ranking americano posiciona UEM e UEL entre as melhores universidades do Brasil e da América Latina 06/11/2020 - 15:08

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) figuram entre as melhores universidades do Brasil, ocupando as posições 29ª e 32ª, respectivamente, segundo o ranking Best Global Universities 2021, publicado no dia 20 de outubro. O estudo da editora norte-americana US News ainda posicionou a UEM e a UEL como a 62ª e a 65ª melhores universidades da América Latina (AL).

A pesquisa avaliou 1.500 instituições de ensino superior em 86 países. Entre as brasileiras, foram pesquisadas 45 universidades, sendo 43 públicas. O estudo utilizou dados e métricas do Clarivate Analytics InCites, ferramenta de performance de pesquisa, fundamentada em citações. A plataforma possibilita análises de produtividade científica e comparação de resultados com demais pesquisadores em todo o planeta.

“Ao longo de 2020, as diferentes avaliações confirmaram o protagonismo nacional e internacional das Universidades Estaduais paranaenses. Nossas instituições têm um grande potencial na geração de conhecimento, por meio do ensino e da pesquisa de qualidade. Temos certeza que, com o trabalho de toda a comunidade universitária, vamos contribuir ainda mais para a qualidade de vida e o desenvolvimento”, destaca o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona.

Para calcular a classificação geral das universidades, esse ranking contempla 13 indicadores, entre eles reputação global, publicações, citações e colaboração internacional.

O ranking também publicou a classificação por áreas de conhecimento. Nessa categoria, as duas instituições estaduais paranaenses foram consideradas entre as 500 melhores do mundo nos campos das Ciências Agrícolas (UEM – 203º lugar e UEL – 237º) e da Botânica e Veterinária (UEM – 418º e UEL – 492º). A UEM ainda ocupou o 234º lugar global em Engenharia Química. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ficou na posição mundial 175ª em Ciências Agrícolas.

AVALIAÇÕES – No mês de outubro, as Universidades Estaduais do Paraná também receberam destaque na avaliação do Guia da Faculdade 2020, ranking criado em parceria entre o jornal Estado de São Paulo (Estadão) e a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional do Brasil. As universidades tiveram 159 cursos de graduação avaliados como excelente (5 estrelas) e muito bom (4 estrelas).