Prospera: Paraná terá programa de capacitação em ODS para lideranças locais 16/01/2025 - 12:40
O Paraná deu um importante passo para o fortalecimento da sustentabilidade em todo o Estado, nesta quinta-feira (16), com o lançamento do Programa de Capacitação de Lideranças Locais para o Desenvolvimento Sustentável (Prospera). O objetivo do projeto é qualificar gestores, líderes e servidores municipais para implementar políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O lançamento contou com a presença do vice-governador Darci Piana.
A iniciativa é do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), em parceria com a Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) do Governo do Estado e visa ajudar os municípios a implementarem políticas públicas que reduzam desigualdades, ajudem a erradicar a pobreza, melhorem o bem-estar dos cidadãos e adotem práticas sustentáveis, entre outras que integram a Agenda 2030 da ONU.
“De nada adianta o Estado ser forte e apresentar excelentes índices de crescimento se alguns municípios não acompanharem este movimento. Queremos que todos estejam no mesmo ritmo de desenvolvimento e que isso aconteça de forma uniforme, em todas as regiões do Paraná. Este programa será fundamental para atingirmos estes objetivos”, afirmou Darci Piana.
O programa vai trabalhar cada um dos 17 ODS, que se desmembram em 169 metas específicas. A ideia é apresentar os objetivos, criar ferramentas de diagnóstico local e ajudar a desenvolver políticas que alcancem estas metas nos próximos anos. O curso será organizado pela Escola de Gestão Pública do TCE-PR.
“Isso faz parte da natureza do Tribunal de Contas, que tem em um de seus vértices o controle social. Esse compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vem de muito tempo e agora dá mais um passo com este programa”, afirmou o presidente do TCE-PR, Fernando Guimarães.
CURSO – O Prospera será um curso destinado a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, servidores, lideranças comunitárias, entidades do terceiro setor e agentes locais que possam ajudar a implementar a Agenda 2030 em nível municipal. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Escola de Gestão Pública do TCE-PR.
Ao todo, a capacitação tem 160 horas de carga horária, dividida em três trilhas sequenciais. Em um primeiro momento, o curso vai nivelar o conhecimento dos inscritos em relação aos objetivos estabelecidos pela ONU, apresentando os 17 ODS e suas metas específicas. Neste estágio, todas as palestras são online.
Na segunda trilha, o curso prevê a capacitação das lideranças para a elaboração de projetos, criação de indicadores e fontes de financiamento, além do desenvolvimento de habilidades pessoais para a gestão destes programas locais. Por fim, os inscritos serão reunidos em uma terceira fase da capacitação, em Curitiba, para a criação dos programas locais.
“É muito importante que todos os municípios enviem representantes, para que estejam capacitados para cumprir estes objetivos. Muitos municípios são pequenos e não conseguem. Eles são importantes para desenvolver as economias locais e melhorar a vida dos moradores destas cidades”, afirmou a superintendente-geral da SGDES, Keli Guimarães.
AGENDA 2030 – Firmada por 193 chefes de Estado e de Governo durante a Assembleia Geral da ONU em 2015, a Agenda 2030 estabeleceu os 17 ODS, com metas que devem ser alcançadas até o final desta década.
O Paraná já é uma referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável, mas busca com o Prospera intensificar ainda mais sua atuação nesta área, mobilizando e envolvendo os municípios e os cidadãos para o cumprimento dos objetivos.
Além de mais qualidade de vida às pessoas e promover o desenvolvimento sustentável, o comprometimento com as metas permitem que, entre outras coisas, o Estado acesse créditos internacionais a menor custo e amplie relações comerciais com diversos países.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes no lançamento do Prospera a secretária estadual das Cidades, Camila Mileke Scucato; o secretário em exercício da secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Jamil Abdanur Junior; o procurador-geral do Estado, Luciano Borges; o senador Flávio Arns; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Ivens Linhares; e demais autoridades.