Propriedade intelectual e agronegócio em discussão em Curitiba 05/06/2007 - 10:51

05/06/2007
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Instituto de Tecnologia do Paraná e a Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual realizam, nos dias 27, 28 e 29 de junho, em Curitiba, seminário com os temas “Agronegócio e Políticas Públicas”, “Agrociência”, “Agroindústria” e “Agroenergia”.
O evento, que tem como objetivo maior integração das instituições envolvidas no setor da agroindústria e do agronegócio no Paraná, reunirá, no Hotel Paraná Suíte, profissionais do setor e de instituições de ensino e pesquisa do Paraná, além de representantes do Ministério da Agricultura e do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
Esse é o quarto evento na área. Os três primeiros trataram de temas relacionados à propriedade intelectual, ao potencial da propriedade industrial e ao funcionamento do sistema de patentes.
“A competitividade no agronegócio, especialmente na agroindústria, depende de processos sistemáticos de agregação, difusão e valorização do conhecimento, que precisam ser adaptados às peculiaridades de cada região”, afirma o coordenador do encontro, Marcus Julius Zanon, da Agência Paranaense de Propriedade Intelectual (APPI).
As instituições parceiras do evento são o Cits, a Fundação Araucária, o Iapar, o inpi, Intec, Intuel, Ipardes, Lactec, Puc-Pr, Reparte, Rgpiepr, Ripa, Senai, Tecpar, Uel, Uem, Uepg, Ufpr, Unicentro, Utfpr e Utp.