Projeto vai atuar no processamento de pescado em Centenário do Sul 20/01/2010 - 17:50

A Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, assinou, nesta quarta-feira (20), em Centenário do Sul, convênio que repassou à Associação dos Pescadores Profissionais do Porto de Itaparica a verba de R$ 148 mil para a execução do projeto “Implantação de unidades piloto para a produção e processamento de peixes”.O projeto faz parte do programa Universidade Sem Fronteiras e prevê a construção de uma unidade tanque para criação de peixes, um abatedouro e uma cozinha industrial.
Para a secretária Lygia, esse projeto contribui com a melhoria da qualidade de vida dos pescadores, agregando valor ao produto comercializado e gerando renda. “Precisamos compartilhar o conhecimento das nossas universidades, e projetos como esse são elaborados para que isso aconteça efetivamente”, defendeu.
Segundo o gerente de transferência de tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldi Feiden, o objetivo do projeto é o processamento dos peixes para introdução na merenda escolar, reaproveitamento do couro do peixe para a confecção de produtos, como bolsas e sapatos e apoio à piscicultura.
Para o desenvolvimento do projeto, uma equipe de Toledo, onde já existe projeto semelhante que atende 10 prefeituras, deslocou-se para transferir todo o conhecimento na área de engenharia da pesca e nutrição. “Esse projeto vem não apenas para nos dar um aparato financeiro, mas um apoio moral e intelectual. Antes do projeto não era possível sobreviver da pesca, hoje essa realidade está mudando”, disse Elpídio Lima, presidente da Associação de pescadores.