Projeto para exportação de orgânicos é discutido em São José dos Pinhais 29/07/2010 - 11:27

Para tratar sobre o projeto de comercialização e exportação de produtos orgânicos, que terá apoio da Secretaria Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke, foi representado por sua chefia de gabinete – os assessores Miguel Juarez Rauen Pastuch e Ary de Souza - em reunião com o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, nesta quarta-feira, 28.
Durante a reunião, realizada na Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, o presidente do consórcio Griffe Orgânica, Lutero Couto, apresentou o projeto ao prefeito Ivan Rodrigues para que este possa analisar a forma de participação do município no investimento. Também participaram do encontro representantes do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e do Programa de Extensão Industrial Exportadora (PEIEx).
O projeto prevê a revitalização de antigos silos de armazenagem da extinta Clac (Cooperativa de Laticínios de Curitiba), localizados em São José dos Pinhais, e tem como objetivo formar uma central de distribuição de produtos orgânicos, fornecidos por produtores da região. A Seti realizará cursos de capacitação pelo Programa de Extensão Industrial Exportadora (PEIEx), visando a qualificação dos produtores para a exportação. Já o Tecpar poderá se envolver no processo de rastreabilidade e certificação das propriedades.