Projeto do Universidade Sem Fronteiras é selecionado na Unicentro para congresso 24/07/2008 - 14:31

24/07/2008
Os projetos “Entre João e Maria: conversando com a Lei Maria da Penha”, do Programa Universidade Sem Fronteiras e que visa promover, divulgar e efetivar a Lei que pune casos de violência contra a mulher; e o do “Centro de Nutrição Renascer”, que trabalha com crianças em situação de desnutrição de terceiro grau, foram selecionados para representar a região de Guarapuava na 7º Mostra Ação Voluntária e 1º Congresso Nós Podemos Paraná. Os eventos serão realizados de 6 a 9 de agosto, em Curitiba.
Esses dois projetos foram escolhidos pelo público participante da Mostra de Projetos Nós Podemos Paraná, realizada na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), no início de julho.
Ao todo foram apresentados 42 projetos contendo as melhores práticas de projetos sociais adotados nos municípios da região Centro-Sul do Paraná, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e voltados à educação e formação de adolescentes, atendimento às crianças, melhoria da renda de famílias carentes, cuidado ao meio ambiente, agricultura familiar e desenvolvimento local sustentável.
PROGRAMA DE GOVERNO
O Programa Universidade Sem Fronteiras, implementado pelo Governo do Estado por meio da Seti, tem 164 projetos em mais de 120 municípios do Paraná. O programa atua em cinco áreas, também chamadas de subprogramas: Apoio às Licenciaturas, Incubadora dos Direitos Sociais, Apoio à Agricultura Familiar, Apoio à Pecuária Leiteira e Extensão Tecnológica Empresarial. As ações contemplam prioritariamente os municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) insatisfatório e as áreas periféricas das cidades paranaenses identificadas como as mais vulneráveis em estudo realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.
Promovida pelo Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pela Coordenaria Regional da Coordenadoria Regional da Fiep em Guarapuava, a Mostra Nós Podemos Paraná incentiva ações para os ODMs, que se constituem em uma série de metas sócio-econômicas (renda, educação, saúde, gênero e meio ambiente) propostas pela Organização das Nações Unidas e assumidas por 191 países. O prazo da ONU para alcance dos objetivos é 2015, mas o movimento paranaense atua para que o Estado atinja as metas até 2010.