Projeto de extensão de Agronomia na UEPG reúne alimentação saudável e educação ambiental 05/08/2019 - 17:12

Unindo alimentação saudável com a educação ambiental, o projeto de extensão "UrbanAgro", do curso de agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), leva para as escolas de Ponta Grossa atividades de produção de hortaliças e reutilização de recursos, como garrafas e outros recipientes plásticos. No início de julho, os alunos iniciaram o projeto na escola municipal Professor Engenheiro Eurico Batista Rosas, com a distribuição de mudas em embalagens de garrafa PET para cerca de 60 crianças.

Como conta a professora Mônica Jasper, idealizadora do UrbanAgro, o projeto prevê várias etapas: "Primeiro, visitamos a escola e distribuímos as mudas para que as crianças possam levar para casa e também para conhecermos o espaço físico disponível e as necessidades particulares da escola. Depois, fazemos o planejamento da horta para longo prazo e a instalação". Ela conta ainda que os acadêmicos devem acompanhar a manutenção da horta depois de instalada.

Segundo a professora Mônica, cada escola terá um planejamento diferente, de acordo com o espaço e com as demandas trazidas pela direção, professores e alunos. "Na escola que visitamos em julho, vamos agora fazer uma horta, um jardim de plantas medicinas e plantar mudas de árvores frutíferas. Temos mais três ou quatro escolas em fase de planejamento e contato", antecipa.

Além das fases de visita, instalação e acompanhamento das hortas, os alunos devem ainda produzir mudas na estufa da UEPG, a partir de sementes doadas pela Prefeitura de Ponta Grossa. "A ideia é ter condições de entregar mudas em vez de sementes, porque a qualidade da muda é maior. Então selecionamos, fazemos o processo inicial e só depois entregamos as mudas", conta a professora.

O objetivo do projeto é trabalhar a importância da alimentação saudável e sustentável e a vida em comunidade. Como destaca a acadêmica Jeniffer Lauber, o projeto incentiva as crianças a consumirem as hortaliças produzidas por eles mesmos, e também a reaproveitar embalagens que teriam outro destino. "Sou filha de produtor de hortaliças e participar de um projeto como esse é uma honra para mim. Poder ensinar às crianças a importância da produção de hortaliças e de uma alimentação saudável não tem preço, pois este é o sustento da minha família e tenho orgulho disso".

"Quem não gosta do sorriso de uma criança ou um brilho no olhar?", indaga Luis Fernando Grisoski, acadêmico participante do projeto. Segundo ele, o contato com escolas e crianças é satisfatório e realizador, além de permitir desenvolver, na prática, o raciocínio por trás das teorias estudadas em sala de aula.

Luis Fernando é um dos responsáveis pelos perfis do projeto nas redes sociais Facebook e Instagram. Ele conta que estes métodos para compartilhamento de informações são importantes e motivam a participação no projeto. "Para o projeto, é super importante essa visualização das pessoas, o fato de alguém curtir, comentar, compartilhar é um incentivo ao crescimento do mesmo", destaca.

Doações

O UrbanAgro está arrecadando doações de garrafas PET, garrafas de água e embalagens plásticas. São quatro pontos de coleta no Campus Uvaranas: Bloco F, Bloco M, Central de Salas e Reitoria, além dos próprios alunos participantes do projeto.