Projeto de empresa paranaense de automação é premiado nos EUA 09/08/2010 - 17:35

O projeto PIG Inercial, usada na inspeção de dutos de óleo e gás, recebeu o título de melhor aplicação na categoria "Prototype and Validation" (protótipos de validação e testes) de 2010. A ferramenta foi desenvolvida pela EngeMovi Engenharia de Automação e Projetos Mecânicos Ltda., empresa da Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), vinculada ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O título foi concedido por juízes da National Instruments, empresa líder em instrumentação e automação. Mais de 100 inscrições de empresas de 26 países, se inscreveram para apresentar seus projetos na Worldwide Graphical System Design Conference (NIWeek), em Austin, no Texas. “Esse prêmio sedimenta a visão de futuro da Intec: ser reconhecida como referência nacional no desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica de classe mundial”, avalia o gerente da Intec, Júlio C. Félix.

ENGEMOVI – “Ter um projeto reconhecido internacionalmente mostra que a Engemovi está não somente acompanhando o estado da arte, mas também participando ativamente do desenvolvimento de novas tecnologias”, ressalta Ricardo Artigas, um dos diretores da Engemovi, única empresa brasileira a se inscrever na seleção.

E esse não foi o primeiro projeto da empresa a receber o título de melhor aplicativo do ano. Em 2009 a bancada de calibração de giroscópios foi considerada pela fabricante de esteiras, porta-cabos, buchas e cabos - IGUS, como o melhor aplicativo na categoria de alta aceleração.

A Engemovi, incubada na Intec desde sua fundação, tem como missão fornecer ao mercado soluções de alto nível em automação industrial. A empresa desenvolve projetos de sistemas automatizados nas áreas de mecânica de precisão, metrologia, ótica e instrumentação.

Criada em 2008 pelos empresários Ricardo Artigas Langer, Walter Antônio Kapp, Gustavo Emmendoerfer e Paulo Ricardo Blank, a Engemovi também presta consultoria em desenvolvimento de produtos, projetos mecânicos, programação Labview e desenvolvimento de hardware. E ainda trabalha na concepção de plataformas para testes automatizados de produtos e sistemas, realiza ensaios de produtos e sistemas, e dá suporte ao produto durante sua vida no mercado.