Projeto de Extensão Industrial Exportadora melhora perfil de empresas paranaenses 27/07/2010 - 14:20

Empresários de vários ramos de atuação estão sendo treinados pelo Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), Núcleo de Curitiba, para melhorar o seu perfil de negócios no mercado interno e externo. Empresas chegaram a registrar aumentos de até 50% em seu faturamento depois de adotar ações propostas nos cursos oferecidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
Dirigidos a micro, pequenos, médios e grandes empresários, esses cursos oferecem soluções para problemas técnicos, gerenciais e tecnológicos. Os cursos são gratuitos e realizados na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, geralmente à noite e com carga horária média de três a seis horas.
Entre os casos de sucesso obtidos por empresários participantes do projeto, está o da Enerbrás, empresa que fabrica interruptores e duchas elétricas na Região Metropolitana de Curitiba, cujo faturamento aumentou em 50%. Segundo o diretor Eloir Leal, a implantação de um plano de cargos e salários e a realização de uma pesquisa de opinião junto aos funcionários, além do treinamento em comércio exterior, resultou em negociações com a China. “O mercado asiático era uma grande pedra no nosso sapato. Nossas vendas estavam caindo por causa da concorrência. Hoje exportamos para o país que era justamente nosso inimigo número um e a próxima meta é exportar para o Peru”, relata.
Criado em 2006, o PEIEX tem apoio e recursos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). No Paraná, o programa se desenvolve por meio de uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Fundação Araucária. Nessa parceria, o governo federal repassa recursos para consultorias e treinamentos.
MAIS SUCESSO - Depois de realizar uma pesquisa sobre cervejarias brasileiras e encontrar um nicho de mercado, uma microempresa de Campo Largo do ramo de cervejas artesanais que foi treinada pelo PEIEX implantou, entre outras ações, um planejamento estratégico e de marketing. O resultado foi um aumento no faturamento da microempresa de 25%.
Um outro exemplo é uma empresa da área de tecnologia da informação de Curitiba que buscava uma fatia maior de mercado e disseminação da sua marca e que a partir do treinamento do PEIEX conseguiu aumentar seu quadro de funcionários e investir em equipamentos. Agora, planeja exportar seus produtos e dar à marca um padrão internacional.
“Esta empresa já possuía alta capacidade de inovação, aliada a uma estrutura formal de planejamento, finanças e produção. Mas mesmo uma empresa sem este perfil, que está iniciando suas atividades, pode ter grande sucesso com as ferramentas adequadas de gestão e planejamento”, comenta a coordenadora do PEIEX, Núcleo de Curitiba.
PEIEX - Desde a sua implantação, em Curitiba, o PEIX já atendeu, entre 2009 e 2010, 309 empresas, em vários municípios paranaenses. Segundo a coordenadora do projeto, Cristiane Ribas, a previsão é encerrar o ano com 418 participantes treinados nas áreas de Administração Estratégica, Recursos Humanos, Finanças e Custos, Vendas e Marketing, Comércio Exterior e Produto e Manufatura.
Ela explica que os cursos ofertados são definidos a partir de demandas levantadas pela equipe técnica do PEIEX, que seleciona os segmentos de atuação com base em diagnósticos e também com apoio de entidades de classe e prefeituras municipais, que ajudam a disseminar a filosofia e a programação do projeto. “A satisfação dos empresários é visível. Além disso, a equipe do projeto está motivada para buscar novos parceiros, o que gera resultados cada vez melhores”, sintetiza.