Projeto da UEL, UEM e universidade estrangeira posiciona a Língua Inglesa como estratégia de internacionalização 14/08/2019 - 09:26
Projeto realizado em conjunto pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Goldsmiths, University of London, investiga o papel da Língua Inglesa como meio de instrução e estratégia de internacionalização nas duas Universidades paranaenses. Financiado pelo Conselho Britânico e Fundação Araucária, o projeto, intitulado "Inglês como Meio de Instrução em duas instituições públicas de ensino superior sob a perspectiva de língua franca: política em prática", entra em fase final de análise dos dados coletados.
Para coleta de dados, a equipe de pesquisadores do projeto utilizou análise documental, questionários, grupos focais e entrevistas. Foram entrevistados 20 gestores, 14 estudantes de pós-graduação, 27 docentes e 43 participantes de workshops de validação das análises iniciais realizados nas duas Universidades.
Também foram realizadas observações de aulas, que foram ministradas na UEM, pois durante o primeiro semestre de 2019 somente a Instituição ofereceu disciplinas em inglês na pós-graduação. De acordo com os pesquisadores, embora com potencial de crescimento, as primeiras análises consideram que as iniciativas ainda são incipientes, especialmente em função do fomento de agências externas que proporcionam treinamento para docentes interessados.
A pesquisa foi coordenada pela professora sênior do programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Telma Gimenez, em conjunto com as professoras Michele Salles El Kadri, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL, Luciana Calvo, da UEM, e Alessia Cogo, da Goldsmiths, University of London.
Telma Gimenez explica que, mesmo com algumas políticas para regulamentar o ensino por meio do inglês (EMI) na pós-graduação nas duas instituições, as atividades são impulsionadas principalmente pelos professores, que tiveram experiências anteriores no exterior. Em geral, eles desenvolveram pesquisas ou ministraram aulas em inglês, juntamente com outros profissionais estrangeiros.
Para avançar nas análises dos dados de entrevistas e grupos focais, Telma Gimenez e Michele El Kadri estiveram na Goldsmiths, no final do mês de junho. O relatório final do projeto deverá ser submetido ao Conselho Britânico ainda neste mês.