Programa Universidade Sem Fronteiras é destaque em Encontro Franco-Brasileiro 03/12/2009 - 15:40

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, está representando o governador Roberto Requião no 3°. Encontro da Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira, que acontece até esta sexta-feira (4), na cidade de Lyon, na França.
Na manhã desta quinta-feira (3), Lygia participou da mesa-redonda sobre o estado atual e as perspectivas da cooperação descentralizada franco-brasileira, presidida pelo presidente de Cidades Unidas França (CUF) e vice-presidente do Conselho geral Côtes d`Armor, Charles Josselin. Na oportunidade, Lygia falou sobre o  papel social da universidade no desenvolvimento regional, com destaque para o maior programa de extensão universitária em desenvolvimento no país, o Universidade Sem Fronteiras.
Envolvendo 5,4 mil bolsistas e um orçamento de aproximadamente R$ 45 milhões, o programa tem cerca de 600 projetos desenvolvidos em 280 municípios paranaenses. Com o objetivo de beneficiar localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Universidade Sem Fronteiras está empreendendo uma revolução no estado.
Lygia também abordou o conceito da Economia do Conhecimento, que já vem sendo discutido no Paraná há cerca de quatro anos. O conceito apoia-se na evolução da sociedade por meio da disseminação do conhecimento. “A Economia do Conhecimento está colocando um novo sentido para a pesquisa, um papel no desenvolvimento territorial sustentável”, ressaltou a secretária.
O 3°. Encontro da Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira tem o intuito de estreitar ainda mais as relações com a França, neste ano em que é comemorado o Ano da França no Brasil. A plenária inaugural, realizada na noite desta quarta-feira (2), contou com a participação do presidente do comitê organizador do 3º Encontro, vice-presidente do Conselho Regional de Rhône-Alpes delegado às Relações Europeias e às Relações Internacionais e Senador do Departamento da Drôme, Jean Besson. O evento também conta com a presença de representantes de outros estados brasileiros e órgãos de cooperação franco-brasileira.
A secretária Lygia Pupatto está na França desde o último sábado (28). O objetivo é articular parcerias no âmbito da ciência, da tecnologia e do ensino superior e incentivar a aproximação entre os dois países. Nesta quarta-feira (2), a secretária realizou uma apresentação no Institut National des Sciences Appliquées (INSA), uma das maiores escolas de formação de engenheiros da França. Após conhecer o Sistema Seti e os programas desenvolvidos no estado, vários professores franceses demonstraram interesse em estabelecer acordos de cooperação com as instituições paranaense.
A Seti já mantém diversas parcerias com a França, mais especificamente com a região de Rhône-Alpes. As discussões são voltadas para a extensão universitária, a pesquisa, energia e meio ambiente, mobilidade entre os dois países e relacionamento entre pequenas e médias empresas do Paraná e da região francesa.