Programa Paraná Mais Orgânico visita agroindústria de Arapongas 03/09/2019 - 17:23

O Programa Paraná Mais Orgânico – Núcleo da Universidade Estadual de Londrina (UEL) realiza nesta quarta-feira (4) visita de verificação da agroindústria para a certificação de conformidade orgânica no Assentamento Dorcelina Folador, em Arapongas. Vinculado à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o Paraná Mais Orgânico é um programa estadual de extensão rural presente nas sete universidades estaduais paranaenses e no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

Inaugurada em março deste ano, a agroindústria do Assentamento Dorcelina Folador tem como finalidade estimular a geração de trabalho, renda e agregação de valor da produção dos assentados e associados através da cooperação e da comercialização de seus produtos. De início, ela processará mandioca, hortaliças e frutas para a comercialização nos supermercados da região.

Com a certificação orgânica, as ações do setor da agroindústria serão a maior produção de produtos orgânicos processados, além da sensibilização de novos agricultores para acessar outros tipos de mercado, como os mercados institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar, além de outros mercados varejistas.

De acordo com Eli Ferreira, colaborador externo do Programa Paraná Mais Orgânico - Núcleo UEL, a agroindústria contempla múltiplas funções sociais benéficas para a comunidade local. "Ela gera trabalho qualificado através da abertura de postos de trabalho para a manipulação de alimentos, estimula a produção dos assentados associados e abre mais um meio de comercializar os produtos processados e com outro diferencial, o selo de produto orgânico", afirma.

Atualmente, o Assentamento Dorcelina Folador conta com 92 famílias assentadas registradas, que estão nos setores de panificação, frutas e verduras e na pecuária leiteira. Segundo Eli, a agroindústria mitiga um dos principais problemas no desenvolvimento da agricultura familiar, que é a comercialização da produção familiar.

Programa - Criado em 2009, o Paraná Mais Orgânico tem como a finalidade assessorar os agricultores para obterem a certificação de conformidade orgânica, em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR). O Núcleo UEL é coordenado pelo professor Maurício Ursi Ventura, do Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Atualmente, o Programa assessora 95 agricultores familiares na região Norte do Paraná, sendo que 51 deles já possuem certificação de conformidade orgânica. O Programa também acompanha nove grupos de agricultores do Núcleo Peroba Rosa da Rede Ecovida de Agroecologia, localizados em Londrina, Apucarana, Arapongas e Uraí.

Mais informações sobre o Programa Paraná Mais Orgânico - Núcleo UEL pelo telefone (43) 3371-4785.