Professores franceses demonstram interesse em estabelecer cooperação com o Paraná 02/12/2009 - 18:00

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, realizou nesta quarta-feira (2) uma apresentação no Institut National des Sciences Appliquées (INSA), em Lyon, na França. O INSA é uma das maiores escolas de formação de engenheiros da França, diplomando mais de 800 profissionais por ano, em dez especialidades.
A apresentação foi realizada  no Centro de Ciências Térmicas do Instituto, que também faz parte do Centro Nacional para Pesquisa Científica. Mais de 200 professores e estudantes franceses, latino-americanos e também brasileiros participaram do encontro. De acordo com a secretária Lygia, o encontro foi bastante produtivo. “Todos demonstraram grande interesse em conhecer melhor as instituições  estaduais e em organizar projetos de cooperação em pesquisas. Estou bastante feliz com essa receptividade”, disse.
Além de apresentar o Sistema Seti e os programas desenvolvidos no Paraná, a secretária mostrou o grande desafio que é popularizar a ciência e a tecnologia, desenvolvendo a concepção da Sociedade do Conhecimento e do programa Universidade Sem Fronteiras. Na ocasião, também foi abordada uma possível cooperação num projeto transdisciplinar, com valor pedagógico e social, tendo como tema a energia.
Após a apresentação, Lygia respondeu às dúvidas dos alunos e professores durante cerca de trinta minutos. Muitos dos participantes desse encontro virão ao Brasil ainda neste mês para participar do Congresso Internacional de Matemática 2009, que será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, entre os dias 9 e 11 de dezembro. O evento terá apoio da Seti e a secretária Lygia Pupatto será a presidente de honra na área governamental.
A secretária Lygia Pupatto está na França desde o último sábado (28). Além de articular parcerias no âmbito da ciência, da tecnologia e do ensino superior, a secretária representará o governador Roberto Requião no 3º Encontro da Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira, que se inicia nesta quarta-feira (2). 
A Seti já mantém diversas parcerias com a França, mais especificamente com a região de Rhône-Alpes. As discussões são voltadas para a extensão universitária, a pesquisa, energia e meio ambiente, mobilidade entre os dois países e relacionamento entre pequenas e médias empresas do Paraná e da região francesa.
Um grupo de 11 estudantes franceses, inclusive, está no Brasil com o objetivo de acompanhar o programa Universidade Sem Fronteiras, coordenado pela Seti. A maior ação de extensão universitária em curso no país deve ser replicada no país europeu. Também a implantação da Escola Tecnológica de Leites e Queijos dos Campos Gerais, localizada na cidade de Castro, é fruto de uma parceria com a região de Rhône-Alpes.