Professora da UEPG debate sobre as plataformas de redes sociais digitais 24/07/2020 - 15:16

Na quinta-feira, 23 de julho, a professora do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Fernanda Cavassana, participou de um evento online sobre o debate público nas redes sociais, promovido pelo Grupo de Pesquisa Discurso, Comunicação e Democracia (Discord), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Reunindo mulheres pesquisadoras de Comunicação e Política, a programação destacou como os ambientes digitais podem ser utilizados a favor do desenvolvimento da sociedade e da participação democrática.

“No cenário das redes sociais, em que todos podem produzir conteúdo e, de certo modo, participar do debate público, as pessoas acabam escolhendo algumas para acreditar”, afirmou a professora Fernanda, que é doutora em Ciência Política. Ela destacou que é importante compreender como os cidadãos se manifestam politicamente nas plataformas digitais, assim como os desafios ligados ao uso da Internet e os efeitos tecnológicos para a democracia.

Para a professora Edna Miola, que coordena o grupo de pesquisa na UTFPR, em Curitiba, o ambiente digital constitui um dos principais espaços de interação entre cidadãos, instituições públicas, movimentos sociais e representantes políticos. “As plataformas digitais possuem interface amigável e atraente, a ponto de substituir outras formas de interação, como o telefone, assim como outras fontes de informação e entretenimento de massa, como o rádio e a televisão”, pontuou.

As pesquisadoras apontam vários desafios em relação ao uso das redes sociais para o fortalecimento da democracia. “O desenho das plataformas deve privilegiar a segurança dos usuários e o controle dessas pessoas sobre os próprios dados”, salientou Edna, ressaltando que “as proposições de regulação devem ser fruto de diálogo entre os campos político e acadêmico e a sociedade civil”.

O evento online contou ainda com a participação da professora Vanessa Veiga, que atua no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e mediação da pesquisadora do Instituto Sivis, Camila Mont’Alverne. O debate está disponível no Youtube, no canal do Discord. Para acessar o conteúdo, clique aqui.

EXTENSÃO - A iniciativa faz parte do projeto “Diz, mulher!: Diálogos em Comunicação e Política”, que consiste em uma série de discussões qualificadas sobre temáticas fundamentais para as democracias contemporâneas, transmitidas quinzenalmente pela Internet, com a participação de mulheres pesquisadoras em Comunicação e Política.

A programação contempla questões como Comunicação Pública da Ciência, cultura científica, opinião pública, parlamentos digitais, desinformação, dentre outros assuntos, fazendo uma interface desses temas com a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o Observatório Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Sociedade (OCTS), 72% dos artigos científicos publicados pelo Brasil, entre os anos de 2014 e 2017, são assinados por mulheres. Da mesma forma, no âmbito dos estudos de Comunicação e Política, as mulheres representam a maioria de participantes em eventos da área, desde 2016.