Produção agroecológica tem apoio do Universidade Sem Fronteiras 16/07/2009 - 16:50

A organização de uma feira de produtores é uma das ações de um dos 50 projetos voltados ao segmento da produção agroecológica familiar do maior programa de extensão universitária do Brasil, o Universidade Sem Fronteiras.  Com o projeto “Agricultura familiar agroecológica nos municípios de Verê, Itapejara do Oeste e Salto do Lontra, como estratégia de inclusão social e desenvolvimento territorial”, cinco jovens bolsistas - dois graduandos, uma recém-formada em Geografia e duas italianas recém-formadas em Ciência Política com habilitação em Desenvolvimento e Cooperação pela Universidade de Turim (Itália) -  contribuirão para a melhoria na produção, conservação e comercialização de produtos agroecológicos da região.
Com recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o projeto é executado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão. Ele foi criado com o objetivo de  diagnosticar a produção agroecológica desses municípios e definir novas técnicas e métodos para melhorar a produção e a conservação de produtos de 46 famílias que produzem frutas, verduras, hortaliças e grãos. “Isto é fundamental, principalmente porque estes pequenos produtores não usam agrotóxicos”, explica o professor e coordenador do projeto, Marcos Aurélio Saquet.
Além da feira de produtores, os bolsistas do projeto irão desenvolver cursos e dar orientações aos produtores desses municípios do Sudoeste. A bolsista italiana Valentina Bianco conta que estão sendo realizadas pesquisas, visitas e entrevistas de campo. “Os produtos agroecológicos necessitam de mais cuidados. Com este projeto, espero também ajudar na conscientização, tanto dos produtores quanto dos consumidores, para que eles saibam que a importância está na qualidade, e não na aparência”, observa Valentina.