Pró-reitores de graduação das universidades estaduais visitam Porto de Paranaguá 19/08/2019 - 15:30

Com o objetivo de construir parcerias nas áreas de ensino e pesquisa, o coordenador de Ensino Superior da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Michel Samaha e os membros do Fórum Permanente de Pró-reitores de Graduação do Estado do Paraná realizaram, na última sexta-feira (16), uma visita técnica no Porto de Paranaguá. Durante a visita, foram debatidos possíveis projetos e pesquisas em cooperação com os diferentes cursos de graduação e pós-graduação das universidades.

“Nossas universidades possuem cursos de excelência em diversas áreas que podem contribuir para a solução de demandas do Porto de Paranaguá, além de proporcionar experiências profissionais de qualidade na formação dos estudantes”, destacou o coordenador Michel Samaha.

A equipe administrativa e de desenvolvimento empresarial do Porto de Paranaguá realizou uma apresentação contendo a história dos Portos no Paraná e sua evolução ao logo dos anos. “O Porto gera um número de alto de empregos de maneira direta e indireta e temos certeza que as universidades possuem capacidade para contribuir com o desenvolvimento das nossas atividades”, afirmou o chefe da divisão administrativa e desenvolvimento empresarial José Carlos Bom.

A pró-reitora de graduação da Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e presidente do fórum de pró-reitores Elenita Conegero destacou as potencialidades das universidades estaduais. “Pudemos vislumbrar inúmeras parcerias com o Porto, nas mais diversas áreas, desde estágio para os nossos estudantes, pesquisas, cursos de capacitações e realização de estudos de impacto ambiental e social. Tanto para as universidades quanto para o Porto seria uma grande parceria, com a otimização de recursos do Estado e a utilização de um capital intelectual reconhecidamente formado pelas melhores universidades do país”.

Participaram da visita o diretor de ensino da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Jeremias Borges da Silva; a pró-reitora de graduação da Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Elenita Conegero Pastor Manchope, a diretora de assuntos acadêmicos Marta Lucia Alves Assenza; o diretor de acompanhamento acadêmico da Estadual do Norte do Paraná (UENP) Raphael Gonçalves de Oliveira; a pró-reitora de ensino da Estadual de Maringá (UEM) Leila Pessoa da Costa, a pró-reitora de ensino da Universidade estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Karina Worm Beckmann e o diretor de ensino da Estadual do Paraná (Unespar) João Henrique Lorin.