Príncipe e princesa da Dinamarca vêm a Curitiba 15/09/2010 - 08:50

A primeira-dama Regina Pessuti representou o governador Orlando Pessuti na recepção ao príncipe da Dinamarca Joachim Holger W. Waldemar Cristian e da princesa Marie Cavaller. A comitiva dinamarquesa chegou a Curitiba na manhã desta terça-feira (14) para a abertura da Bienal Brasileira do Design, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

“A Dinamarca é um país de grande tradição não só na área de design, mas também na busca do equilíbrio entre a produção e a preservação ambiental”, disse a primeira-dama. “É importante estreitarmos cada vez mais as relações comerciais, empresariais e culturais”.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, a vinda da delegação dinamarquesa oferece oportunidades de parcerias. “O design se enquadra dentro do processo de inovação, através do qual as empresas e o governo incentivam não só a geração de rende e emprego, mas também o desenvolvimento da própria sociedade, através da práticas de sustentabilidade”, disse o secretário.

MOSTRA - A Dinamarca trouxe para a Bienal Brasileira do Design - Curitiba 2010 a mostra “It’s Small World” respondendo ao temas Sustentabilidade, Tecnologia e Consumo. A mostra apresenta a produção de um país com longa tradição na área do design, hoje preocupado com soluções criativas e conscientes para o problema ambiental.

A exposição estreou em Copenhagem, em 2009, seguiu para Xangai, e agora participa da Bienal no Brasil. Além dos conhecidos móveis reúne no mesmo espaço design, artesanato e arquitetura e pretende revelar uma nação que deseja fazer do design não só um assunto cultural, mas um item determinante na agenda socioeconômica mundial.

O príncipe Joachim falou da satisfação em trazer a mostra para o Brasil. “No nosso país, as práticas para o futuro estão sempre presentes. Durante décadas os ícones dos móveis eram dinamarqueses. Hoje buscamos inovações sustentáveis e ambientalmente corretas. O design pode ser o elemento que faz a diferença e essa mostra visa definir novas direções para o futuro”, explicou o príncipe.

SEMINÁRIO - O príncipe e sua comitiva participaram, ainda, da abertura do Seminário Biotecnologias para a Sustentabilidade – Biotemas, organizado em parceria da Novozymes Latin América com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná. A Novozymes é uma empresa dinamarquesa que produz enzimas e tem uma unidade industrial instalada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O presidente da empresa para a América Latina, Pedro Luiz Fernandes recebeu das mãos do príncipe o prêmio de Empresa Líder Mundial do ramo da biotecnologia. O seminário reúne em Curitiba especialistas da área de biopesticidas e inoculantes; biossegurança e sustentabilidade; enzimas para panificação e enzimas para o biotenol.

PRESENTES - Após percorrer a mostra da Bienal, Regina Pessuti participou de almoço com os príncipes e comitiva. O governo do Paraná ofereceu ao príncipe uma gravura do artista paranaense Poty Lazarotto e para a princesa um par de brincos e um broche, criados pelo design Rodrigo Alarcon, que se inspirou nos trabalhos de Poty Lazarotto.

As peças foram confeccionadas por cinco artesãos, que usaram somente materiais paranaenses. Montadas em nó de pinho, as peças receberam pedras de citrino, da mina de gemas de Chopinzinho, diamantes pinhão e prata purificada de material fotográfico. As peças foram encomendadas pelo Governo do Paraná e o artista fez questão de doar o trabalho. “Foi um prazer desenvolver uma idéia inspirada em Poty. Resultou em peças fortes, com conotação artesanal, mas ao mesmo tempo moderna”, disse Rodrigo Alarcon.

Na comitiva dinamarquesa estavam o embaixador da Dinamarca no Brasil, Svend R. Nielsen, a embaixatriz Anne-Marie Overbye e o Chanceler Kurt Bache. Presentes também o chefe do Escritório de Representação do Itamarati no Paraná, Sérgio Couri, o cônsul honorário da Dinamarca e Noruega no Paraná e Santa Catarina, Victor Barbosa, o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, e a secretária de Estado da Cultura, Vera Mussi.