Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia entregue na capital a dois pesquisadores 30/10/2009 - 17:30

Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia entregue na capital a dois pesquisadores
Dois ganhadores do 23º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia irão receber o prêmio nesta terça-feira (dia 3) às 14h30, durante a reunião do Zicosur, que acontecerá em Curitiba. O vencedor na categoria de pesquisador extensionista, Pedro Henrique Weirich Neto, e o professor pesquisador de ciências biológicas, Luis Francisco Angeli Alvres, recebem a honraria das mãos da secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na capital paranaense porque não puderam participar da cerimônia de entrega do prêmio, realizada no início de outubro, em Maringá.
A solenidade de entrega do Prêmio aconteceu durante o 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Neste ano, o prêmio contemplou as áreas de Engenharia e Ciências Biológicas, e, pela primeira vez, foi concedido a um jornalista da área de ciência e tecnologia.    
Foram contemplados dois pesquisadores extensionistas, um professor pesquisador, um inventor independente, um aluno de graduação e um jornalista. Os vencedores são das Universidades Estaduais de Ponta Grossa, de Maringá e do Oeste do Paraná.
O prêmio contempla a cada ano, em sistema de rodízio, duas grandes áreas do conhecimento. É concedido a pesquisadores-cientistas, pesquisadores-extensionistas, inventor independente e estudantes de graduação que tenham se destacado pelo desenvolvimento e realização de obras científicas e tecnológicas. A premiação consiste em um diploma e dinheiro para custear a participação em evento científico internacional de livre escolha, no caso dos pesquisadores; em evento científico, curso de aperfeiçoamento ou aquisição de equipamentos, para o estudante e para o jornalista; prêmio em dinheiro para o inventor independente.
Confira os vencedores:
Área de Engenharias – categoria Pesquisador Extensionista
1º lugar: Pedro Henrique Weirich Neto (UEPG)
Área de Engenharias – categoria Estudante de Curso de Graduação
1º lugar: Douglas Baroni Rizzato (UEM)
Área de Ciências Biológicas – categoria Pesquisador Extensionista
1º lugar: Dalva Cassie Rocha (UEPG)
Área de Ciências Biológicas – categoria Professor Pesquisador
1º lugar: Luis Francisco Angeli Alves (Unioeste)
Categoria Inventor Independente
1º lugar: Camilo Freddy Mendoza Morejon (Unioeste)
Categoria Jornalismo Científico
1º lugar: Danilo Matheus Kossoski (Jornal da Manhã - Ponta Grossa – Reportagem: “Mais do que simples suco de maçã”).