Prefeitos do Paraná destacam importância do programa Universidade Sem Fronteiras 01/11/2019 - 12:47

O programa Universidade Sem Fronteiras (USF), desenvolvido pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, é fundamental para a melhora da qualidade de vida de diversos municípios do Estado. Essa é a conclusão de vários prefeitos, deputados e lideranças regionais, que estão participando do evento Governo 5.0, que ocorre em Foz do Iguaçu, no Oeste Paranaense, desde a quinta-feira, 31 de outubro. A coordenadora do USF, Sandra Ferreira Cristina, está no estande da Seti, explicando as áreas estratégicas do programa e ampliando as parcerias. O evento segue até o final da tarde desta sexta-feira (1º).

O Governo 5.0 é realizado em parceria pelo governo estadual, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Assembleia Legislativa. O evento abre espaço para a discussão de mudanças na administração pública para a elaboração de projetos construídos em conjunto. Outra iniciativa que o evento proporcionou foi reforçar o conceito que orienta a prática inovadora nos serviços públicos, para que o Estado seja mais eficiente na entrega de resultados à população.

“É parte de um processo de construção de um novo modelo de gestão. Queremos fazer desse evento uma plataforma de parceria com os municípios para aprender e escutar, para que a vida das pessoas seja impactada da prefeitura até o Governo”, destacou o governador Ratinho Junior.

“As universidades estaduais possuem capital humano qualificado e de extrema importância para o Paraná. O Governo do Estado trabalha para integrar o setor produtivo e toda a diversidade de pesquisa, extensão e ciência, resultando em inovações para estado”, acrescentou o secretário chefe da Casa Civil Guto Silva.

O programa Universidade Sem Fronteiras vai ao encontro do projeto de aproximação do Estado com os municípios, por meio das sete universidades estaduais. São desenvolvidos projetos em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), bem como em áreas de pobreza das periferias das cidades grandes. O programa conta com projetos relacionados à educação, saúde, agricultura familiar, agroecologia, diversidade e inovação em 332 municípios.

“Durante o evento tivemos a oportunidade de dialogar com os prefeitos de diferentes municípios, valorizando o trabalho que as universidades desenvolvem nas comunidades locais”, afirmou Sandra.

O prefeito Marcel Jayre Mendes, do município de Mato Rico, localizado no Centro-Oeste do Estado, visitou o estande da Seti e confirmou a importância do projeto Patronato, que tem por objetivo o desenvolvimento de ações de inclusão social por meio do monitoramento, fiscalização e acompanhamento do cumprimento de penas e medidas alternativas. “O programa Universidade Sem Fronteiras, em parceira com outros órgãos municipais e estaduais, desenvolve um importante trabalho de inclusão e de auxílio as ações da prefeitura”, disse o gestor.

Na cidade de Irati, no Sudeste Paranaense, são desenvolvidas ações pelo Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ), que atua na defesa dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco, e pelo Núcleo Maria da Penha (Numape), que presta atendimento jurídico e psicológico gratuito às mulheres de baixa renda. Esses núcleos são vinculados à Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

“Pudemos conversar sobre a atuação dos programas, além de planejar novas parcerias estratégicas. O USF auxilia na melhora da qualidade de vida da cidade e contribui para a inovação em diversas áreas”, ressaltou o prefeito de Irati, Jorge Derbli.

NOVAS PARCERIAS - Além das autoridades que representam municípios que já possuem atuação do USF, o Governo 5.0 possibilitou a interação com as prefeituras. Álvaro Dênis Ceni Scolaro, prefeito de Chopinzinho, no Sudoeste Paranaense, se interessou pela abrangência do programa e as diferentes áreas de atuação. “Percebemos que o trabalho do projeto tem uma importância fundamental no desenvolvimento do Estado. Vamos trabalhar para construir novas parcerias”, concluiu o prefeito.