Potencial e demandas de pós-graduação serão avaliados para Imea 17/06/2007 - 18:20

Uma avaliação do potencial e da demanda dos cursos de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós doutorado) das áreas de tecnologia e de humanidades das universidades estaduais do Paraná. Esta foi a solicitação que a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, fez aos reitores das cinco instituições públicas, reunidos em Curitiba.
O resultado do levantamento será a elaboração de um projeto de mestrado interinstitucional para o Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea), que vai funcionar no Espaço Regional de Educação Superior do Mercosul, na Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), em Foz do Iguaçu. “Vamos mostrar a valiosa contribuição que o Paraná tem condições de oferecer ao curso”, disse a secretária.
Atualmente, segundo a secretária Lygia Pupatto, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) está estudando a forma de diplomação dos profissionais. A implementação do projeto é uma determinação do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e vai oferecer a possibilidade de intercâmbio aos estudantes e professores do Mercosul.
Com financiamento do MEC e outras agências governamentais, o Instituto Mercosul visa promover intercâmbio com instituições nacionais, internacionais e, especialmente, latino-americanas, com prioridade para as atividades de pesquisa avançada e de pós-graduação.
Também participaram da reunião os reitores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alcibiades Luiz Orlando; da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Décio Sperandio; da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Vitor Hugo Zanette; da Universidade do Norte do Paraná (UENP), Dom Fernando José Penteado; o vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina, César Antonio Caggiano Santos; o presidente da Associação Paranaense das Instituições Estaduais de Ensino Superior (Apiesp), Antônio Alpendre; o diretor da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro de Jacarezinho (Fundinopi), Jaime Rodrigues Brito; o diretor-geral da Seti, Jairo Queiroz Pacheco; a chefe da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Correa Veneza; o chefe da Coordenadoria de Ensino Superior da Seti, Luiz Rogério Oliveira da Silva; e o chefe de gabinete da Seti, Moacyr Medry.
O Imea tem, entre suas finalidades, promover intercâmbio com instituições nacionais, internacionais e, especialmente, latino-americanas, com prioridade para as atividades de pesquisa avançada e de pós-graduação. Poderá estabelecer cooperação com instituições e universidades brasileiras e dos países vizinhos, contribuindo para a mobilidade de professores, pesquisadores e estudantes. Segundo o coordenador do projeto, Hélgio Trindade, a iniciativa faz parte do esforço comum dos países-membros do Mercosul em contribuir para o Espaço Regional de Educação Superior do bloco.