Pós-graduandos da UEL são capacitados para debater o tema suicídio 26/09/2019 - 17:39
Pós-graduandos do programa em Análise do Comportamento, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) realizarão na próxima segunda-feira (30), uma intervenção na Guarda Mirim de Londrina para abordar, com adolescentes e educadores, o tema suicídio. A ação foi solicitada à UEL pela diretoria da entidade, como atividade da campanha "Setembro Amarelo", mês de prevenção ao suicídio.
Segundo a professora Josy Moriyama, do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, do CCB, um grupo de 25 estudantes de mestrado e doutorado participa nesta quinta-feira (26) de capacitação para realizar a ação. Na programação do treinamento estão conteúdos como identificar e manejar casos de suicídio.
Ao todo, foram organizados, na Guarda Mirim, 16 grupos de adolescentes e dois de educadores nos períodos matutino e vespertino. "Serão atividades práticas para os adolescentes falarem sobre o que incomoda", afirma Josy. "Já os educadores serão preparados para possíveis demandas que podem surgir após as atividades".
A professora Josy Moriyama retornou recentemente de um pós-doutorado, realizado em uma instituição de São Paulo. Ela estudou a Terapia Comportamental Dialética, do inglês Dialectical Behavior Therapy (DBT). "Essa teoria não é muito conhecida, mas tem fornecido muitas evidências para estudos sobre o suicídio", afirma a professora.