Plantão Coronavírus passa a operar no Campus da Unioeste em Foz do Iguaçu 15/12/2020 - 13:09

Nesta segunda-feira (14) o Plantão Coronavírus, passou a operar nas dependências do Campus Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O Plantão é um serviço de call center oferecido pela Prefeitura de Foz do Iguaçu para auxiliar moradores da cidade com suspeita ou dúvidas relacionadas a Covid-19.

O professor Fernando José Martins, diretor do Campus Foz do Iguaçu, destaca a importância das universidades e da parceria com a Prefeitura para auxiliar a sociedade no combate ao Coronavírus. ‘A Universidade tem mostrado sua essencialidade neste momento de pandemia. Nas pesquisas, nos fármacos, na vacina, combate direto a pandemia. A Unioeste também tem cumprido seu papel com várias ações. Nesse projeto que nós assumimos com a Prefeitura, estamos oferecendo espaços para a atuação da Central Coronavirus, com participantes ligados as universidades, inclusive da nossa Instituição. Ações de parceria como esta demonstram o compromisso social da universidade com relação ao combate da pandemia”.

“Essa plataforma, de suma importância, que orienta a população sobre como e onde buscar atendimento desde o início da pandemia, ganha agora, em parceira com a Unioeste, uma estrutura física mais ampla, para a equipe da Central 24 horas”, explica o diretor-presidente do Hospital Municipal, Sergio Fabriz.

A equipe de atendimento do plantão telefônico é composta por 45 atendentes, que são estagiários do curso de Enfermagem da Unioeste, Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), CESUFOZ e Uniamérica. Completam a equipe os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA).

A aluna do quinto ano de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Emmline Marcelin, é uma das pessoas que trabalha com atendimento na central. Ela aprovou a novidade. “O espaço é amplo. Nos sentimos seguros em todos os sentidos”.