Pessuti nomeia reitores e vice-reitores da UEL e da UEPG 01/06/2010 - 17:30

O governador Orlando Pessuti nomeou nesta terça-feira (1º) os novos reitores e vice-reitores eleitos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Durante a reunião da Escola de Governo, em Curitiba, o governador Pessuti e os secretários Ney Caldas, da Casa Civil, e Nildo Lübke, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinaram os documentos de nomeação das professoras Nádina Aparecida Moreno e Berenice Quinzani Jordão, eleitas respectivamente reitora e vice-reitora da UEL; e dos professores João Carlos Gomes e Carlos Luciano Sant´Ana Vargas, respectivamente reitor e vice-reitor da UEPG.

“O Paraná está de parabéns, foram eleições maravilhosas que, com 52% de votos, colocaram as professoras Nádina e Berenice na UEL e, com 88% dos votos, colocaram os professores João Carlos e Carlos Luciano na UEPG. Agradeço a presença dos integrantes do Conselho Universitário da UEPG, que vieram prestigiar este ato, e todas as lideranças políticas de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. Também cumprimento o Conselho Universitário da UEL; a professora Lygia Pupatto, nossa ex-reitora da UEL e ex-secretária, aqui presente; e a reitora em exercício da UEL, Cristiane Vercesi”, disse o governador após nomear os eleitos.

Segundo o secretário Nildo Lübke, as duas universidades despertam orgulho aos paranaenses, pois dedicam-se à solução dos problemas da população por meio do ensino superior, da ciência e da tecnologia. “Ambas reúnem cerca de 25 mil alunos, mais de 1.500 professores e número equivalente de funcionários. Mantém dois hospitais universitários, o de Londrina, mais antigo e que atende à população da região Norte, e o de Ponta Grossa, recém-inaugurado”, afirmou o secretário Nildo Lübke.

“As professoras Nádina e Berenice participaram de um pleito eleitoral que envolveu uma disputa com outras três chapas e superaram as demais, conquistando mais de 52% dos votos tanto dos professores, como de funcionários e estudantes. Ao nomeá-las, o governador Pessuti entrega a essas duas mulheres, profissionais firmes, a direção da UEL, na convicção de que a universidade deve estar voltada para a pesquisa científica, para o ensino e sobretudo para os mais pobres, em busca da solução dos problemas concretos”, disse o secretário.

Segundo Lübke, a Instituição oferece mais de 40 cursos de graduação e dezenas de cursos de mestrado e doutorado. “É nosso intento – tanto do governo, como da UEL – que continue se dedicando também ao desenvolvimento da alta ciência e da tecnologia. De outro lado, temos o reitor João Carlos Gomes – em sua terceira gestão - e o vice-reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, que assumem uma instituição que tem tido uma expansão muito grande. Os quatro integrarão o núcleo forte do ensino superior do Estado do Paraná”, disse o secretário.

O reitor João Carlos Gomes e o vice-reitor, Carlos Luciano Sant’ana Vargas, tomam posse no final de agosto em data a ser definida. A nova gestão na UEPG inicia o mandato em 1º de setembro.

A solenidade de posse da nova reitora da UEL, Nádina Aparecida Moreno, e da vice-reitora, Berenice Quinzani Jordão, será no dia 10 de junho, às 19 horas, no Cine Teatro Ouro Verde, com a presença do governador Orlando Pessuti.