Pessuti institui grupo de trabalho para analisar integração de universidades 24/06/2010 - 17:12

O governador Orlando Pessuti e o secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke, assinaram nesta quinta-feira (24), em União da Vitória, resolução que institui um grupo de trabalho para estudar a viabilidade da integração da Faculdade de Filosofia de União da Vitória (Fafiuv) à Universidade do Centro-Oeste (Unicentro) ou à Universidade do Estado do Paraná (UEPR).

O projeto tem como objetivo transformar pequenas faculdades do interior em centros universitários. O grupo de trabalho será composto por servidores estaduais da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Unicentro e da Fafiuv. “Vamos oferecer uma oportunidade para as faculdades do interior ganharem mais destaque, mais estrutura, e, assim, contribuirem para o desenvolvimento social”, afirmou Pessuti.

“Trata-se de um programa de reorganização das chamadas faculdades isoladas. Vamos promover um novo ordenamento Fafiuv. A idéia é criar um centro com cursos profissionalizantes que promovam a formação de profissionais de qualidade. Vamos discutir com a sociedade esta ação, para que juntos encontremos a melhor solução. É uma chance a mais para os jovens da região”, disse Lübke.

Em União da Vitória, Pessuti entregou obras de reparo e quadra poliesportiva coberta do Colégio Estadual Adiles Bordin. Foram investidos R$ 438 mil. A unidade recebeu pintura, tela, calçamento, piso e azulejos, melhorias no sistema de esgoto, reforma nos banheiros e cozinha. O colégio atende 650 alunos do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos.

“As ações do Governo do Paraná no município de União da Vitória têm contribuído muito para o nosso crescimento. Escolas foram reformadas, recebemos a Biblioteca Cidadã e em breve teremos a Clínica da Mulher e da Criança. Esta parceria entre as esferas municipal e estadual tem sido muito importante para o nosso desenvolvimento”, disse o prefeito da cidade, Carlos Alberto Jung.

Após a entrega de obras, Pessuti visitou a sede da 6ª Regional da Saúde. A nova unidade da regional foi transferida em 2009 para um prédio de mil metros quadrados. O espaço oferece melhores condições de trabalho e atendimento, além de uma farmácia especial maior e mais completa. A 6ª Regional abrange nove municípios da Região Centro-Sul do Paraná.