Pessuti e Nildo são homenageados por engenheiros 04/08/2010 - 11:30

O governador Orlando Pessuti e o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, foram homenageados por engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na noite desta terça-feira (3), por incentivarem a elaboração do Programa Rodoviário de Ações para o Crescimento Econômico-Social do Paraná (ProRodar). Na oportunidade, o governador recebeu o primeiro exemplar do ProRodar, que foi elaborado pela Associação dos Engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem.
O programa, que começou a ser elaborado em 2008, aponta a necessidade de ações de curto, médio e longo prazo que prevêem, entre outras medidas, a implantação de novos traçados, duplicação de rodovias e eliminação de pontos críticos.
Pessuti afirmou que o ProRodar contribuirá para nortear as ações dos futuros governantes e que pretende contemplar no orçamento para 2011 e na elaboração dos Planos Plurianuais algumas das sugestões de ações de curto prazo previstas no plano rodoviário. “É com muita satisfação que recebo em primeira mão este importante projeto, porque também acredito que somente com estradas melhores o Paraná terá o desenvolvimento que merece”, disse.
O estudo prevê que o Produto Interno Bruto paranaense saltará dos atuais R$ 170 bilhões para R$ 496,4 bilhões em 20 anos. E para fazer frente a esse crescimento, o estado precisa investir na conservação, manutenção e ampliação dos 10.174 quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas e nos 1.819 quilômetros sem pavimentação. Os engenheiros do DER argumentam que, para acompanhar o crescimento do PIB a taxas estimadas de 5% ao ano, o Paraná precisará investir R$ 25 bilhões em rodovias até 2030.
O presidente da Associação dos Engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem, Octávio José da Rocha, afirmou que o programa estará à disposição para bibliotecas das universidades estaduais “É um projeto consistente, que envolve diversas áreas, além da engenharia, como tecnologia, direito e economia. No entanto ele estará sempre sujeito a revisão”, disse.
Para o secretário dos Transportes, Mario Stamm, o programa ProRodar é uma ferramenta importante para Governo porque apresenta de maneira clara a demanda de cada rodovia. “Sabemos que não basta construir uma rodovia. Ela precisa de constante manutenção e para isso é preciso projeto e recurso”.
O diretor do DER, Milton Podolak Junior, explicou que os principais gargalos apontados no plano estão nas rodovias 277 (que liga Curitiba a Foz do Iguaçu) e 376 (que liga Curitiba ao Norte do Paraná) que hoje são pedagiadas e necessitam urgente de duplicações. “Este plano também será entregue aos próximos governantes, pois poderá servir de embasamento para novos projetos de ampliação e conservação de rodovias”, afirmou.
Mapa Rodoviário – O engenheiro Sergio Ferrari apresentou o novo Mapa Político Rodoviário ao governador. “O primeiro desafio na elaboração do ProRodar, foi atualizar o mapa político rodoviário do estado, pois a nossa referência era o plano rodoviário de 1951”, disse.