Pesquisadores reforçam importância dos hábitos de higiene, limpeza e desinfecção dos alimentos 13/04/2020 - 10:55

Em meio a pandemia causada pelo novo coronavírus, artigo assinado por cinco pesquisadores do Departamento de Microbiologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL, relaciona cuidados fundamentais com higiene para evitar a contaminação durante o período de isolamento social. Eles reforçam a importância de limpar e higienizar com cuidado produtos básicos como alimentos crus e processados. 

Leia o artigo elaborado por professores e alunos da UEL - HIGIENIZAÇÃO DE ALIMENTOS EM TEMPOS DE COVID-19

O artigo reconhece que até o momento não houve nenhum caso relatado de COVID-19 relacionado à transmissão por alimentos. Porém existem estudos que comprovam a persistência de coronavírus humano e veterinário em superfícies inanimadas, daí a importância da higiene. O texto reforça ainda a utilização de máscara quando for necessário sair de casa.

Os pesquisadores recomendam cuidado redobrado de higiene ao tocar prateleiras e demais superfícies. Metal, vidro e plástico podem conservar por até nove dias o vírus. Dessa forma,o ideal é lançar mão de procedimentos de desinfecção com álcool ou hipoclorito de sódio, por exemplo. Ainda de acordo com os pesquisadores, durante as compras é fundamental evitar o contato das mãos com o rosto, boca, nariz e olhos; os autores citam o cientista Cheng-Wei Lu, que alerta que membranas mucosas e olhos não protegidos também podem ser portas de entrada para o coronavírus.

Supermercados - Sobre o procedimento de compras em supermercados, os pesquisadores apontam para dar preferência a frutas e legumes íntegros, já que a casca é uma barreira natural contra os microrganismos. Eles recomendam ainda que durante a seleção dos alimentos, o consumidor deve evitar tocar em diferentes grupos alimentares (como por exemplo carne e vegetais), sem higienizar as mãos. Ainda de acordo com o estudo, ao final das compras, na impossibilidade da lavagem das mãos com água e sabão, o correto é higienizá-las com álcool gel (70%). Ao chegar em casa, primeiro retire os sapatos e depois lave as mãos com água e sabão.

Por último, a recomendação é para separar carne e peixe de frutas, vegetais e hortaliças. Frutas e vegetais devem ser lavados com água e sabão. No caso de folhas, o ideal é lavar em água corrente uma a uma, seguido de desinfecção em solução de cloro. Aliás, as frutas, vegetais e hortaliças devem ser deixadas em recipiente com três colheres de sopa de água sanitária (2,5%) para um litro de água durante 15 minutos.  

Autores - O artigo é assinado pelos pesquisadores Bruna Carolina Gonçalves, Marcelly Chue Gonçalves, Renata Katsuko Takayama Kobayashi, Gerson Nakazato e Ligia Carla Faccin Galhardi, do Departamento de Microbiologia da UEL.