Pesquisadores recebem Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia na capital 04/11/2009 - 17:56

Dois ganhadores do 23º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia receberam o prêmio durante a reunião do Zicosur, que aconteceu nesta terça-feira (3), em Curitiba. O vencedor na categoria de pesquisador extensionista, Pedro Henrique Weirich Neto, e o professor pesquisador de ciências biológicas, Luis Francisco Angeli Alves, receberam a honraria das mãos da secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os professores não puderam participar da cerimônia de entrega do prêmio, realizada no início de outubro, em Maringá.
Para o pesquisador extensionista Pedro Henrique Weirich Neto, é um orgulho receber o prêmio. “Ser contemplado dentro da área de pesquisa é uma ação nobre, é a prova do reconhecimento de todo o esforço direcionado para a comunidade. O prêmio funciona como um incentivo para os pesquisadores extensionistas e sem dúvida é um grande diferencial no meio acadêmico. O fato de ser indicado pela universidade para concorrer ao prêmio já é uma honra, estar entre os premiados é ainda mais gratificante”, ressaltou.
Já para e o professor pesquisador Luis Francisco Alves, o prêmio significa reconhecimento. “Para mim, é uma satisfação receber o prêmio e também um reconhecimento por parte do Estado. Um reconhecimento pela dedicação, pelo trabalho realizado e pelo desenvolvimento de duas áreas importantes que eu venho pesquisando, que são as pragas na erva-mate e também na agricultura, importantes alvos para a economia do Paraná”, disse.
Neste ano, o prêmio contemplou as áreas de Engenharia e Ciências Biológicas, e, pela primeira vez, foi concedido a um jornalista da área de ciência e tecnologia. Foram contemplados dois pesquisadores extensionistas, um professor pesquisador, um inventor independente, um aluno de graduação e um jornalista. Os vencedores são das Universidades Estaduais de Ponta Grossa, de Maringá e do Oeste do Paraná.
O prêmio contempla a cada ano, em sistema de rodízio, duas grandes áreas do conhecimento. É concedido a pesquisadores cientistas, pesquisadores extensionistas, inventor independente e estudantes de graduação que tenham se destacado pelo desenvolvimento e realização de obras científicas e tecnológicas. A premiação consiste em um diploma e dinheiro para custear a participação em evento científico internacional de livre escolha, no caso dos pesquisadores; em evento científico, curso de aperfeiçoamento ou aquisição de equipamentos, para o estudante e para o jornalista; prêmio em dinheiro para o inventor independente.
Confira os vencedores:

Área de Engenharias – categoria Pesquisador Extensionista

1º lugar: Pedro Henrique Weirich Neto (UEPG)

Área de Engenharias – categoria Estudante de Curso de Graduação

1º lugar: Douglas Baroni Rizzato (UEM)

Área de Ciências Biológicas – categoria Pesquisador Extensionista

1º lugar: Dalva Cassie Rocha (UEPG)

Área de Ciências Biológicas – categoria Professor Pesquisador

1º lugar: Luis Francisco Angeli Alves (Unioeste)

Categoria Inventor Independente

1º lugar: Camilo Freddy Mendoza Morejon (Unioeste)

Categoria Jornalismo Científico

1º lugar: Danilo Matheus Kossoski (Jornal da Manhã - Ponta Grossa – Reportagem: “Mais do que simples suco de maçã”).