Pesquisadores debatem desenvolvimento econômico paranaense e nacional 02/10/2019 - 09:37

Começam nesta quarta-feira (2), no Centro de Eventos & Convenções do Shopping Aurora, 13º Encontro de Economia Paranaense (ECOPAR) e do 2º International Meeting on Economic Theory and Applied Economic. Com atividades também na UEL, os eventos têm como objetivos abordar o desenvolvimento econômico em nível regional, nacional e internacional e discutir os diferentes aspectos da economia paranaense e brasileira.

A palestra de abertura será proferida por Pery Francisco Assis Shikida, professor de Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O convidado vai abordar o tema "Um economista "fora do ninho": vivências de um pesquisador da economia do crime no Ministério da Justiça e Segurança Pública". A programação prevê ainda painéis temáticos, apresentação de trabalhos e minicursos, além da comemoração aos 10 anos do Mestrado em Economia Regional da UEL.

As palestras e apresentações de trabalhos serão divididas áreas temáticas, portanto, Economia Regional e Urbana, Economia Social e Mercado de Trabalho, Finanças e Políticas Públicas, Economia Industrial, Tecnologia e Comércio Exterior, Economia Agrícola e Meio Ambiente, Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Teoria Econômica e Métodos Quantitativos.

O Ecopar, que completa 17 anos nesta edição, é o único evento que tem como objetivo central discutir a economia paranaense. Ele reúne professores e profissionais convidados de reconhecida atuação da área, que irão ministrar palestras sobre diferentes aspectos da economia e seu desenvolvimento regional.

"É uma forma de levar à sociedade o trabalho que desenvolvemos na academia e possibilitar o acesso às informações sobre a economia em seus vários aspectos", diz a professora Segundo a professora Kathy Maia, professora do Departamento de Economia, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e membro da comissão organizadora. Segundo ela, realizado de dois em dois anos, o Ecopar abre um importante espaço para divulgar a produção científica regional.

Participarão da grade de atividades professores de instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade do Minho (Portugal) e Universidad Nacional de Chilecito (Argentina), além de estudantes da graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), professores e profissionais de Economia e área relacionadas.

Inscrições - As inscrições estão abertas no endereço ECOPAR.