Pesquisadores da UENP participam de projeto para desenvolver novo modelo de respirador 25/05/2020 - 13:11

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos (UNIFIO) uniram esforços para produzir novos modelos de respiradores mecânicos com auxílio de impressoras 3D. Os protótipos são uma alternativa de baixo custo que fortalece o enfrentamento à Covid-19.

O projeto, desenvolvido pelo coordenador do curso de engenharia mecânica da UNIFIO Dario de Almeida Jané, conta com uma equipe composta por diversos especialistas das áreas da Engenharia, Sistema de Informações, Fisioterapia e Enfermagem.

O diferencial deste aparelho aos que já existem, são controle de alternância entre a fase inspiratória e expiratória além da inclusão de sensores de fluxo e pressão.

Segundo o professor de fisioterapia cardiorrespiratória na UENP e integrante do projeto Wellington Contiero o novo modelo de respirador auxilia os pacientes com insuficiência respiratória. “Nós ajustamos os parâmetros ventilatórios para que o indivíduo que esteja em uso tenha uma respiração muito próxima ou igual ao fisiológico até a retirada completa do aparelho”.

Para desenvolver o projeto, os pesquisadores estudaram o Sistema Cardiorrespiratório, Neurológico e Renal, Fisiopatologia, exames laboratoriais e de imagem, semiologia e mecânica ventilatória.

“Isso nos auxilia a compreender o processo da doença, o que ela causa e como colaborar para a remissão da insuficiência respiratória contribuindo diretamente com a possível cura”, destacou Contiero. O protótipo já em fase de montagem e testes, após esse período será iniciada a validação clínica e testes realizados pela ANVISA.

FINANCIAMENTO - O projeto é open source (aberto à comunidade empresarial) e não necessita o pagamento de royallites. O objetivo é produzir aparelhos a baixo custo, uma vez que ventiladores mecânicos custam em torno de 70 mil reais.