Pesquisadores da UEL investigam duas novas espécies de peixes fluviais 22/02/2022 - 16:00

Pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) estão desenvolvendo estudo sobre duas novas espécies de peixes de água doce, dos gêneros Leporellus e Leporinus, ambos da região amazônica. Esses gêneros recebem esses nomes por causa dos dentes proeminentes, como os dos coelhos (conhecidos como leporídeos). A iniciativa é conduzida pelo Laboratório de Ictiologia (LIC), ligado ao Museu de Zoologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB).

As duas novas espécies são encontradas em ambientes de corredeiras, o que já aponta para uma ameaça potencial: a construção de usinas hidrelétricas, como aconteceu em Belo Monte, no Rio Xingu, e no Rio Aripuanã, com a usina de Dardanelos. São mais de 150 espécies da mesma família (Anostomidae) espalhadas em toda a América do Sul. “Mesmo no Tibagi há diversas espécies desta família de peixes”, informa o pesquisador do LIC, professor José Luís Birindelli, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal da UEL.

A espécie do gênero Leporellus foi encontrada por Nick Narezzi, estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UEL, há cerca de três anos, mas ainda não foi nomeada. Segundo o professor Birindelli, havia 100 anos que ninguém encontrava uma espécie nova desse gênero. O peixe foi localizado no Rio Aripuanã (MT), um afluente do Rio Madeira, por sua vez afluente do Amazonas. Foram descobertos exemplares de até 20 centímetros e o LIC planeja para este ano uma viagem de campo para coleta de mais exemplares para estudo.

Já a nova espécie de Leporinus foi descoberta no trecho médio do Rio Xingu, no Pará, mas segundo o professor, também pode ser encontrado nos rios do Alto Xingu (MT), e deve ocorrer amplamente no Parque Indígena do Xingu, uma área protegida que pode ajudar a garantir a sobrevivência da espécie. O rio tem quase 1.900 quilômetros de extensão e também deságua no Amazonas. O peixe é de pequeno porte e não ultrapassa os 12 cm de comprimento.

PARCERIA - Claudia Sousa Chaves, estudante de mestrado da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Câmpus Altamira, está na UEL durante todo o mês de fevereiro para aprofundar sua pesquisa sobre a nova espécie de Leporinus. Ela é orientada pelo professor Leandro Melo de Sousa e coorientada pelo professor Birindelli. A pesquisadora fez coletas no Pará, em corredeiras rasas do Xingu, e trouxe exemplares para análises moleculares e osteológicas.

Com a ajuda de pinças e lupas, ela descreve a espécie, caracterizada, entre outros aspectos, pelo número de dentes nas maxilas. Em setembro, deve apresentar um trabalho sobre sua pesquisa, em um evento científico, e até o final do ano deve defender sua dissertação. Claudia estuda peixes desde a graduação, na UFPA - Câmpus Santarém, quando pesquisou sobre ovos e larvas.