Pesquisadoras paraguaias fazem mobilidade de curta duração na Unicentro 09/12/2019 - 18:43

Construir conhecimento de forma conjunta possibilita que uma área de estudos seja enriquecida com perspectivas plurais sobre um determinado assunto. A possibilidade de intersecção de olhares brasileiros e paraguaios na área ambiental foi delineada durante a mobilidade de três pesquisadoras da Pós-Graduação em Gestão Ambiental, da Universidade Nacional de Itapúa, do Paraguai. Elas passaram uma semana desenvolvendo atividades e participando do dia a dia do Campus Irati da Unicentro.

“Estivemos participando de aulas práticas em laboratórios, fizemos visitas técnicas a unidade de tratamento da Sanepar – tanto de esgoto quanto de água potável, fizemos coleta de insectos para aplicação de índices de qualidade da água, como macroinvertebrados, também fizemos una visita ao aterro sanitário de Guarapuava, e temos planejadas outras atividades como apresentações com os alunos, trabalhos como eles como alguns artigos, contar nosso trabalho de pesquisa na Universidad Nacional de Itapúa”, conta a doutoranda María Rosa Servín Nasich.

A pesquisadora Analía Cabrera García iniciou o mestrado este ano na universidade paraguaia e comentou que a experiência na Unicentro possibilita que suas percepções científicas sejam ampliadas. “É bom trocar informações, ver a maneira como se desenvolve e se faz as investigações e tratar de levar isto também ao Paraguay, à Universidad Nacional de Itapúa”.

O processo de mobilidade das estrangeiras na Unicentro foi de curta duração. Apesar de pouco tempo na universidade, a mestranda Lorna Ferreira Arce acredita que ter a oportunidade de participar de atividades no campus Irati agrega muito em conhecimentos. “As atividades que estamos fazendo são muito interessantes, algumas novas para nós porque não temos no Paraguai. É uma experiência muito bonita de enriquecimento do noso conhecimento”.

O intercâmbio foi intermediado pela Rede Zicosur Universitário, que busca fomentar a integração das universidades de cinco países sul-americanos – Brasil, Chile, Argentina, Bolívia e Paraguai. O coordenador da Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da Unicentro, professor Carlos Magno de Souza Vidal, acompanhou as pesquisadoras durante a semana de mobilidade no campus Irati e elencou algumas potencialidades de pesquisa conjunta entre Brasil e Paraguai. “Eles têm lá sistemas para tratamento de esgoto muito parecidos com os nossos, que são as lagoas de estabilização. Então, eu vejo aqui que a gente pode contribuir com eles em sugerir alternativas para melhorar os sistemas deles lá e eles também podem estar trazendo novidades para a gente nesta área de saneamento”.

O professor Carlos também adiantou que a partir desse primeiro contato da Unicentro com a Universidade Nacional de Itapúa, outros intercâmbios poderão ser viabilizados. “A ideia é que a gente consiga fazer um convênio entre as duas instituições e tentar verificar se a gente consegue levar alunos nossos para lá, ficar um período lá, ou professores”, diz.