Pesquisador da Universidade de Utah inicia atividades na UEL 09/03/2020 - 13:48

O pesquisador e professor Gordon Dunne, da Universidade de Utah (Estados Unidos) está iniciando oficialmente as atividades como professor visitante do Programa de Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas da UEL, integrando o English Language Fellow Program, desenvolvido pela Embaixada dos EUA.

O professor foi recebido na última sexta-feira (6) pelo reitor da UEL, Sérgio Carvalho, acompanhado do vice-reitor, professor Décio Sabbatini Barbosa, do Assessor de Relações Internacionais, Fábio Pitta, além de professores do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).

Como professor visitante ele deverá permanecer em Londrina até dezembro deste ano. Gordon vai desenvolver atividades junto à graduação do curso de Letras (Inglês), coordenando ainda atividades direcionadas à pós-graduação com cursos de Escrita Acadêmica e de Inglês como Meio de Instrução, além de atuar diretamente com os professores do Programa.

Internacionalização - O English Language Fellow Program tem 50 anos de atividades e já enviou professores para mais de 80 países. Em 2020, 205 professores fortalecem acordos de mobilidade acadêmica em 85 países, sendo 32 na América Latina. As universidades brasileiras deverão receber esse ano 12 professores norte americanos, sendo somente um no Paraná, atuando na UEL.

Segundo as regras do programa, o professor visitante permanecerá 10 meses em Londrina juntamente com a família, vivenciando a cultura e a realidade brasileiras. Segundo o assessor de Relações Internacionais da UEL, Fábio Pitta, esta é a segunda vez que a Universidade recebe um professor pelo programa, custeado pela Embaixada Americana. A primeira iniciativa ocorreu em 2008 e trouxe uma professora para permanência semelhante. Ele salientou que a vinda deste segundo professor pode render frutos relacionados à internacionalização com o estabelecimento de novos acordos.

Ainda de acordo com o assessor de Relações Internacionais, a vinda do professor norte americano é resultado do empenho do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, por intermédio das professoras Fernanda Brener e Michele Salles El Kadri.