Período de inscrições para estudante especial no Mestrado em Bioenergia termina nesta quarta-feira (10) 10/03/2010 - 16:47

Encerra-se nesta quarta-feira (10) o período de inscrições para cursar disciplinas como “Estudante Especial” no Mestrado Interinstitucional em Bioenergia, ofertado em uma parceria pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Os interessados podem fazer a inscrição no endereço www.uel.br/proppg/inscricoes. Caso o número de candidatos inscritos seja superior ao número de vagas ofertadas por disciplina, a Comissão Coordenadora do Mestrado classificará os candidatos pela média registrada no histórico escolar do curso de graduação e/ou outro critério estabelecido por esta comissão.
No total, estão sendo ofertadas 48 vagas, nas seguintes disciplinas: Energia e Bioenergia, Combustíveis e Biocombustíveis, Metodologia da Pesquisa Científica e Planejamento Experimental. O candidato deve possuir graduação em Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias ou Ciências Sociais e Econômicas.
O resultado da seleção será divulgado no dia 12 de março, através de Edital publicado no endereço www.uel.br/proppg, a partir das 14h.
O curso
A proposta do Mestrado Interinstitucional em Bioenergia foi construída pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e pelas instituições envolvidas. Em abril de 2009, o governador Roberto Requião autorizou a formalização do termo de cooperação técnica para criação do mestrado.
Dentre os objetivos do Mestrado estão o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, voltados para processos de produção, controle de qualidade, aproveitamento de subprodutos, gestão da cadeia produtiva e uso de biocombustíveis que preservem o ambiente e estimulem o desenvolvimento auto-sustentável do Paraná e dos países do Mercosul.
O projeto visa também qualificar profissionais que analisem os impactos que poderão ser gerados pela produção, em larga escala, de biodiesel, etanol, entre outros, a partir de biomassa utilizada no Paraná e no Mercosul, sobretudo na agricultura e para a geração de empregos e renda.
Outro objetivo é determinar as regulamentações necessárias para a criação de um sistema econômico auto-sustentável, que faça uso de tecnologias para a produção de bioenergia; e constituir-se como referencial - no Paraná e Mercosul - em tecnologia e inovação para a produção de bioenergia como ferramenta para a preservação do meio ambiente.
É intenção também analisar os potenciais econômicos e sociais do uso de diferentes possibilidades de produção de biodiesel, a partir de diversas matérias primas, encontradas no Estado e nos países do Mercosul. Outra finalidade é capacitar pessoas que possam avaliar os investimentos necessários em infraestrutura à produção de bioenergia (portos e ferrovias), bem como a necessidade de nova organização do agronegócio para o Paraná e países do Mercosul, a partir de uma cadeia produtiva em larga escala, e a entrada nesse setor da agricultura familiar.