Parlamento Unitinerante de Rebouças estabelece comissões temáticas 08/10/2019 - 17:15

Na sexta-feira, 4 de outubro, a Câmara Municipal de Rebouças, no Sudeste Paranaense, sediou reunião do Parlamento Unitinerante pelos Direitos Humanos, da Natureza, pela Paz e o Bem Viver, projeto idealizado pela Casa Latino-Americana (Casla), em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que visa incentivar ações em grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Na ocasião, os participantes elaboraram proposta de constituição de comissões temáticas de Cultura, Bem Viver e Desenvolvimento Local.

A presidente da Casla, Gladys Renée de Souza Sánchez, destacou a importância do Parlamento Unitinerante como instância deliberativa de decisões conjuntas entre os atores envolvidos no projeto. “O princípio básico é o diálogo de saberes entre agentes comunitários, agentes públicos e pesquisadores e educadores acadêmicos”, afirmou.

O coordenador executivo do Parlamento Unitinerante, Prof. Nicolas Floriani, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), apresentou as dez comunidades potencialmente vocacionadas a compartilharem experiências locais, pertencentes a oito municípios da região (Castro, General Carneiro, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Ponta Grossa, Rebouças e Teixeira Soares), abrangendo cerca de quatro mil pessoas e 1.263 famílias.

“Partindo de diagramas de Metodologia Triangular Temática para a constituição das comissões, foi possível adaptar os temas e os respectivos responsáveis em cada um desses vértices do triângulo temático: Cultura, Bem Viver e Desenvolvimento Local”, ressaltou o professor Nícolas. Segundo ele, as equipes serão ampliadas posteriormente, depois de aprofundar o diálogo entre as universidades e os demais representantes comunitários de outras localidades.

O encontro contou com a presença de agentes comunitários locais, como benzedeiras, faxinalenses, parteiras e agricultores agroecológicos, além de pesquisadores universitários da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), e de agentes públicos dos municípios de Rebouças e Irati e da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis).

Confira, abaixo, as comissões temáticas formatadas nessa reunião:

• Comissão Cultura e Diálogo de Saberes: Nilson Fraga, Ana Maria Santos (benzedeira) e Tautê de Oliveira;
  • Comissão Bem Viver: Gladys Renée de Souza Sanchez, Maria Cristina Mazza, representantes do Movimento de Aprendizes da Sabedoria (Masa) e Nilza Soares (faxinalense e benzedeira);
  • Comissão Desenvolvimento Local: Nicolas Floriani, Marcelo Barreto, Dimas Floriani e Lediane Carraro.

Mais informações sobre o evento aqui.