Parceria do Governo do Estado viabiliza Operação Yaguaru 04/11/2019 - 17:00

O Governo do Estado do Paraná firmou um acordo de cooperação, nesta segunda-feira (4), com o Ministério da Defesa para o desenvolvimento da Operação Yaguaru, versão estadual do Projeto Rondon. A iniciativa ocorrerá em janeiro de 2020 e contemplará 12 municípios do Paraná.

O projeto é resultado da parceria entre as universidades estaduais e privadas; Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

Durante a Operação Yaguaru as instituições desenvolverão ações de extensão que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, fortalecimento da cidadania do estudante universitário, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes.

“Os professores e estudantes que já atuaram no projeto tiveram mudanças no modo de ver a sociedade, além de contribuir significativamente para a melhora na qualidade de vida da região. As universidades estaduais têm muito a contribuir com o desenvolvimento do Paraná”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona.

PROJETO RONDON - Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é conduzido em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

No âmbito estadual e municipal, o Projeto Rondon conta com o apoio de Instituições de Ensino Superior (IES), somando esforços com lideranças comunitárias e a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

A prioridade é desenvolver ações que proporcionem benefícios permanentes para as comunidades, com a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. O Projeto Rondon Busca, ainda, consolidar entre os universitários o sentido de responsabilidade social, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na formação acadêmica e gerando conhecimento e aprendizado em torno da realidade brasileira.

CIDADES – A Operação Yaguaru será realizada nas cidades de Anahy, Braganey, Céu Azul, Diamante do Oeste, Iracema do Oeste, Jesuítas, Lindoeste, Ouro Verde do Oeste, Santa Lúcia, Pedro Do Iguaçu, Vera Cruz Do Oeste e Tupãssi.

HISTÓRICO - Em julho de 1967 foi realizada a Operação Piloto ou Operação Zero. A iniciativa contou com a participação de 30 alunos e dois professores universitários da Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Durante 28 dias, os rondonistas realizaram trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica no Território de Rondônia. Em 1989, o Projeto Rondon teve suas atividades encerradas. O retorno ocorreu, em janeiro de 2005, em Tabatinga, no Amazonas.

O Projeto Rondon coordenado pelo Ministério da Defesa que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, soma esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O projeto, orientado pelos princípios da democracia, da responsabilidade social e da defesa dos interesses nacionais, tem como escopo de atuação dois grandes objetivos: a formação do jovem universitário como cidadão e o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes.