Paraná se prepara para exploração do Pré-Sal 03/09/2010 - 16:50

O Paraná já está se preparando para a exploração do Pré-Sal. Embora não esteja entre o grupo dos estados que mais produzirão petróleo extraído a partir dessa camada, o Governo do Estado promove, nesta sexta-feira (3), em Antonina, o seminário “Perspectivas do Desenvolvimento do Litoral Paranaense a partir do Pré-Sal”, com o objetivo de discutir ações que propiciem o desenvolvimento da região litorânea paranaense.
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, o Paraná pretende dar suporte e fornecer insumos necessários a essa atividade econômica. “O governador Orlando Pessuti determinou que déssemos início aos debates em torno do pré-sal para que marquemos presença efetiva nessa discussão, que, por enquanto, está centrada nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. É preciso que, junto com a Federação das Indústrias, com os industriais, com os Portos de Paranaguá e Antonina, determinemos os investimentos estratégicos que resultem em desenvolvimento regional, gerando emprego, riquezas e qualidade de vida”, ressaltou.
Segundo Lübke, esse seminário marca o início de uma série de ações que ainda serão realizadas. “Esse é o primeiro evento neste âmbito, mas haverá muitos mais. Faremos um planejamento estratégico de ações que se traduzam em esforços e estudos, que coloquem o Paraná definitivamente na ordem do dia em relação ao desenvolvimento do pré-sal”, afirmou.
Para o prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado, é um orgulho para a cidade sediar o evento. “Queremos colocar a região litorânea paranaense na rota do desenvolvimento virtuoso que outras regiões do Estado experimentam. Não queremos estar de fora do desenvolvimento do pré-sal, queremos participar desse momento histórico para o país. Hoje, não viemos discutir royalties, viemos discutir o desenvolvimento de uma região”, disse.
Promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Antonina, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).